Meio Bit » Arquivo » Indústria » Só eu estou ansioso pelo Windows 7?

Só eu estou ansioso pelo Windows 7?

15 anos atrás

Não estou dizendo que a Microsoft não está investindo. Se tudo der certo 2009 será o Ano do Windows no Desktop, com o lançamento da Versão 7, que pelos testes que tenho visto está rodando muito bem, mas mesmo assim falta entusiasmo.

O Mercado caiu em uma mesmice onde só se fala de performance seca. Eu estou pouco me lixando se o Firefox 3.1.5.1 é 3,14% mais rápido que o Opera 10.4.1 quando executado em noites de Lua Cheia com o notebook virado em direção a São Francisco.

minority-report-ui

O Windows 7 está sendo vendido quase com marketing de distros Linux. “Esse vai, agora está pronto pro desktop”, etc. A impressão que dá é que virá com um adesivo “desculpe pelo Vista”.

Isso não me convence. Eu gosto do Vista, funciona direitinho mesmo no meu PC capenga e agora virtualizado no Macbook. Propaganda de remendo pra algo que não acho quebrado não me atrái.

Enquanto isso, a melhor característica do Windows 7 passa em branco: A interface está sendo preparada para monitores com tecnologia multitouch, e ninguém percebeu que pela primeira vez em mais de 20 anos algo diferente do mouse está sendo sugerido?

Experimente. Traga o monitor para mais perto, pense no que você faz com o mouse e no quanto pode fazer com os dedos. veja a interface do Google Reader. Está PRONTA para Multitouch. Pense em um RTS como o Age of Empires, imagine uma interface com um enorme repertório de movimentos. Céus, até Hentai Games se beneficiarão disso.

Em conversas informais noto que a posição da Microsoft é meio que diminuir a importância do Multitouch, estão cientes que isso implicará em compra de hardware, o maior pecado que qualquer software pode cometer.

Estão errados. O Windows 7 tem que ser vendido como revolucionário SIM, e se não vai funcionar 100% em nossas máquinas capengas, azar o nosso. Se ninguém forçar a evolução, ela não vai acontecer sozinha (que Darwin me perdoe). O Multitouch tem que ser vendido como o que é, algo muito legal, com um senhor potencial e que depende sim de hardware moderno, que nem foi inventado ainda.

É preciso ousadia também da parte dos vendedores de hardware, mas esses preferem forçar a barra para ter máquinas capengas “Vista Certified”. Convenhamos, qual a última grande novidade em hardware nos notebooks? Leitor de impressão digital, leitor de cartão de memória? Ah sim, um Asus que tem uma porta USB energizada com a máquina desligada, pra carregar iPod. Façam-me o favor…

O risco aqui é a Apple resolver lançar o já esperado MacTablet, e deixar a Microsoft, que tem a faca, o queijo e a vaca na mão, chupando dedo. De novo.

relacionados


Comentários