Meio Bit » Arquivo » Hardware » Análise: LaCie Rugged Hard Disk

Análise: LaCie Rugged Hard Disk

15 anos atrás

Recebemos para análise o "Rugged Hard Disk" da LaCie, modelo de 250GB. É um HD externo, rodando a 5200 rpm, com porta USB 2.0, envolvido em um compartimento de alumínio protegido com bordas de espuma.

110

À primeira vista, ainda na caixa, parece um HD frágil, apesar do "All-Terrain" da propaganda. Essa impressão aumentou quando o retirei: é extremamente leve (menos de 200g). Mas logo isso passou: o HD é mesmo bem resistente (não, não joguei no chão...) e chama atenção por onde passa, com as bordas alaranjadas.

Ao conectá-lo ao Windows Vista pela primeira vez, foi reconhecido sem problemas. São dois cabos: um deles é exclusivo para alimentação e é dispensável caso sua porta consiga prover corrente suficiente. Na dúvida, leve sempre os dois.

112

O primeiro teste foi com o bom e velho HDTach. Vejam o gráfico:

hdtach1_fat32

Nada mal para um HD externo. No entanto, ele veio pré-formatado com FAT32 e quando tentei copiar algumas imagens .iso  com mais de 2GB, obviamente não consegui. Formatando com NTFS, ele se revelou pouca coisa mais lento:

hdtach3_ntfs_small

Não cheguei a instalar o programa de backup que vem no CD (trazer o Adobe Acrobat Reader versão 5.1 não motivou muito), as opções do Vista são mais que suficientes para mim.

No geral, o LaCie agradou bastante. Apesar de haver modelos maiores (de até 500GB) e com interfaces FireWire800, ele não decepciona. Até porque, 250GB para se carregar por aí sem uma fonte de energia externa é suficiente para a grande maioria dos usuários, hoje em dia.

Mas, como nada no mundo é perfeito, ele também tem seu ponto fraco: o preço. Importado pela Controle Net, veio com uma nota fiscal indicando mais de R$600,00. A garantia é de um ano.

Detalhe para a boa propaganda nacional:

118

relacionados


Comentários