Meio Bit » Arquivos » Demais assuntos » O que houve no BlogBlogs?

O que houve no BlogBlogs?

12/12/2008 às 0:44

Nosso leitor Sukavog percebeu algo de errado na página do BlogBlogs: "D3F4C3D - Th1z sit3 is h4ck3d.". Embora houvesse mais uma mensagem no rodapé da página, muita gente imaginou que um grupo terrorista vietnamita tivesse tomado o servidor e só devolveria com o compromisso escrito do Manoel Lemos de que o Meio Bit lideraria o "ranking"...

Mas em uma conversa na madrugada de ontem, que infelizmente só pude publicar agora, tudo foi explicado. Os Manoéis (Lemos e Netto) revelaram a verdade por trás do fatos (além de falarem sobre as novas promoções):

MB: "A pergunta que não quer calar: quem foi o estagiário que deixou o Apache desconfigurado?"

MN: "Ontem o BlogBlogs novo entrou no ar. Foram diversas alterações, a maioria delas não visíveis ao usuário, que necessitavam ficar com o site fora do ar para serem realizadas. Na hora de configurar uma página de manutenção, resolvemos criar uma brincadeira, para descontrair tanto os usuários quanto o pessoal que estava aqui trabalhando para colocar no ar o trabalho de meses e muitas noites viradas. Foi quando surgiu a idéia de simularmos que o site havia sido "hackeado", com um link no fim da página para um canal nosso no UStream.TV (íamos usar o Y!Live, mas infelizmente ele saiu do ar), transmitindo o escritório em tempo real e deixando o papo aberto entre os participantes (internos e externos).

Isso acabou gerando um buzz que não foi necessariamente previsto e muita gente acreditou que realmente havíamos sido invadidos. Tratei de comentar em vários blogs e enviar mensagens no Twitter para desfazer o mal entendido. No final, foi muito bacana e conseguimos colocar a nova versão em aproximadamente 9 horas de trabalho e muitas correções.

Ainda estamos fazendo pequenas alterações necessárias ao sistema, mas a tendência é que isso se estabilize em algumas horas e tenhamos apenas as atualizações previstas, semanais ou bi-semanais."

MB: "Aliás, só para situar os leitores, qual é a estrutura física do site? Sem entrar em detalhes "secretos", só para matar a curiosidade do povo (que é muita)."

ML: "Estamos com mais de 20 servidores para rodar tudo que a WebCo está fazendo. Todos nos Estados Unidos e hospedados na Joyent.Com (nosso parceiro de hospedagem). Todos os servers são dedicados e utilizam tecnologia de ponta em virtualização e cloud computing. Além dos servers, também contamos com load balancers por hardware. Cool!!!"

MB: "Continuando nessa linha: quantas pessoas estão trabalhando com vocês? E quem são (ao menos, as mais conhecidas ou importantes para a empresa)?"

ML: "Já somos mais de 40 pessoas na WebCo. Tá cheio de gente legal e conhecida por lá, como o Manoel Lemos (criador do BlogBlogs) [ML falando dele mesmo... efeito de mais de 24h 'no ar'], o Ronaldo Ferraz (pioneiro em Rails), o Nando do Espesa e vários outros!!!"

MB: "Eu vi um link de promoção, mas, por favor, me passem uma explicação rápida, para complementar."

MN: "A promoção que está no ar é a do Brasigo, onde premiaremos com 20 iPods os autores das melhores respostas para 10 perguntas selecionadas por nossa equipe. Mais detalhes da promoção aqui (http://brasigo.com.br/ano-novo-premiado).

O BlogBlogs também vai entrar com um concurso muito bacana entre hoje e amanhã. Premiaremos 10 usuários com 1 MacBook, 2 AspireOne e 7 iPods Nano 8GB (verdinhos como o BlogBlogs). 😉 Mais detalhes sobre o concurso serão publicados em nosso blog, assim que apararmos as últimas arestas da migração nos widgets."

relacionados


Comentários