Meio Bit » Arquivo » Hardware » Não será a hora de um Foleo 2?

Não será a hora de um Foleo 2?

15 anos atrás

Quando o Palm Foleo foi anunciado, todo mundo o criticou, por que ele não era poderoso como um notebook "de verdade". Curiosamente, logo depois do falecimento do Foleo apareceu o monte de netbooks que temos hoje em dia. E eles tem feito muito sucesso.

Claro que o original seria um fracasso comparado com um netbook, mesmo o Eee mais básico. O hardware do Foleo era muito fraco (um ARM rodando a 416MHz, 128MB de RAM e 256Mb para armazenamento), prometia 5 horas de duração da bateria - o mesmo dos netbooks de hoje - e era muito mais caro que o Eee (U$$599 contra U$$299).

Mas com a ARM querendo entrar na área dos netbooks, trabalhando com a Adobe para trazer o Flash para a plataforma e prometendo processadores tão rápidos como os Atoms e consumindo menos energia, um novo Foleo, usando um processador ARM Cortex, poderia ser bem interessante.

Hoje, boa parte dos componentes usados no Foleo já estão bem mais baratos - um MSI Wind com tela de 10", 1GB de RAM e HD de 120GB sai por U$$349. A Palm poderia fazer um Foleo pelo mesmo preço - ou até menos, já que um processador ARM custa menos do que um Atom.

O Foleo competindo com um Wind pelo mesmo preço pode parecer suicídio, porque o Wind pode rodar Windows e praticamente todos os seus aplicativos. Mas pelo que foi mostrado, o Foleo tem uma boa interface e cumpre bem a maioria das tarefas mais comuns: Internet, processador de texto e planilha. Se juntar a isso a promessa da ARM de uma bateria que dure quase uma semana de uso e semanas em standby, com certeza valeria a pena para muitos.

relacionados


Comentários