Meio Bit » Arquivos » Software » Outro benchmark: Quem ganha entre Mac OS X e Ubuntu 8.10?

Outro benchmark: Quem ganha entre Mac OS X e Ubuntu 8.10?

07/12/2008 às 14:28

Outro benchmark muito interessante do website Phoronix e dessa vez os adversários são o Mac OS X Leopard 10.5.5 contra o Ubuntu 8.10. O hardware usado é um Apple Mac Mini, versão Intel.

Esse comparativo é interessante pois estamos falando de sistemas operacionais voltados para o consumidor. Como o Cardoso diz, o Mac foi feito para quem não gosta de computador e o Ubuntu foi criado com a clara intenção de ser uma opção voltada para quem só quer usar o computador.

A máquina usada vem equipada com um Intel Core 2 Duo T5600 1.83GHz, com 1GB de RAM e o chipset é o Mobile Intel 945 com Southbridge ICH7-M e apenas 1GB de RAM. Maiores detalhes da configuração, basta ler a primeira página do artigo.

Foram feitos vários testes, com leitura e escrita de arquivos, criptografia, compressão zip, conversão de arquivos de música e vídeo. O Ubuntu ganhou em tarefas como compilar o PHP. O artigo acredita que a diferença seja por causa do Apple XCode , que usa o GCC 4.0, enquanto o Ubuntu usa a versão 4.3. Se o que vale é a experiência do usuário, o Ubuntu ganha. O problema com esse teste é que eles testaram versões diferentes. O ideal teria sido usar a versão 4.0 do GCC para ambos.

mb_php_compilation

O Ubuntu tem vantagem quando os testes envolvem compressão GZip, mas perdeu feio quando o assunto foi sistema de arquivos. O gráfico abaixo ilustra bem a diferença entre as versões. O Mac OS X usa o sistema de arquivos HFS+ enquanto o Ubuntu usa o EXT3.

mb_filesystemcreate

Outra enorme vantagem do Mac OS X, que me surpreendeu, foi a diferença de performance com o SQL Lite (usado no Symbian, Firefox, Skype, etc). É o tipo de teste que certamente interessa aos usuários finais, pois mostra que o Mac OS X está melhor preparado para rodar aplicativos que utilizam bases de dados. Alguns dos patrocinadores do SQL Lite são a Adobe e a Mozilla.

mb_sqllite

Em compensação a performance do Java, no Ubuntu, foi consideravelmente melhor em testes sintéticos como a Transformada Rápida de Fourier:

mb_javaPerformance

E alguns outros testes deram vantagem para o Mac, como games, programas escritos em Java, mas voltados para manipulação visual e criptografia. Para tirar suas próprias conclusões, recomendo a leitura completa do artigo.

mb_urban_terror

Fonte: Mac OS X 10.5 vs. Ubuntu 8.10 Benchmarks

relacionados


Comentários