Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Compre agora sua câmera PinHole

Compre agora sua câmera PinHole

15 anos atrás

zero image cameras

 

Acho que todo mundo aqui já ouviu falar de fotos feitas com latas e caixas. É o popular PinHole (buraco de agulha). Esse tipo de fotografia é a forma mais bacana e divertida de ensinar o funcionamento da câmara escura em um curso de fotografia. Ou usar em salas de aula para exemplificar alguns processos químicos e algumas leis da ótica. O que é necessário para brincar é ter um recipiente totalmente vedado para usar como câmera, um quarto totalmente escuro para fazer a revelação, papel fotográfico e alguns produtos químicos para a revelação.

Parte da diversão é construir sua própria câmera, que pode ser feita de papelão, madeira ou lata. Porém, existem fotógrafos que encaram o PinHole como uma atividade além da pura diversão. Para eles, essa forma de fotografar é uma expressão artística. É pensando nesse público que a Zero Image Camera fabrica uma linha completa de câmeras PinHole de madeira com um acabamento impecável. Existem modelos para diferentes tamanhos de papel fotográfico e alguns com suporte para filme colorido. Vale lembrar que nenhuma das câmeras possuí lente objetiva e sim um pequeno buraquinho por onde entra a luz.

Claro que esse passa-tempo custa dinheiro. Para se ter uma idéia, o modelo que comporta o formato 135mm custa U$ 98,00 em sua versão simples e U$ 172,00 na versão Deluxe. Deve-se colocar na soma o valor da importação, o que deixa o equipamento bem salgado. Mas, em minha nada imparcial opinião, vale a pena.

Para saber o que esse equipamento pode fazer é só dar uma olhada no grupo do flickr dedicado a Zero Image. Eu quero uma.

relacionados


Comentários