Meio Bit » Arquivo » Games » NXE, ela está entre nós!

NXE, ela está entre nós!

15 anos atrás

Finalmente chegou o grande dia. Após uma longa espera, a Microsoft liberou para todos os usuários do Xbox 360 a tão falada atualização da interface do sistema, conhecida como New Xbox Experience, ou simplesmente NXE.

Você já deve ter lido muito sobre esta mudança por aí, mas hoje eu gostaria de dar o meu relato sobre ela. Dizer um pouco do que vi e dar minha opinião se era tudo isso que falavam mesmo, ou não passa do bom e velho hype.

dori_nxe3_19.11.08

A Instalação

Ao ligar o videogame já me foi informado que uma atualização do sistema estava disponível e um rápido download foi feito. O Console reiniciou e deu início o restante do download e a instalação, processo que demorou cerca de 10 minutos.

Realizada a tarefa, somos apresentados a um vídeo introdutório e logo depois devemos criar o nosso avatar. Nesta parte a NXE já mostra a que veio. A personalização dos bonequinhos é bastante prática e possui uma boa quantidade de variações, sendo que podemos escolher boca, olhos, cabelo, roupas, cor da pele, altura e mais uma porção de características que nos permite ter uma versão virtual de nós mesmo quase idêntica, “cartunizada” é claro.

A Navegação

dori_nxe_19.11.08Eis que passamos a usar então a aguardada “Nova Experiência” e acredite, o nome faz jus as mudanças. Não seria o menor exagero afirmar que a Microsoft alterou tanto a dashboard do videogame que parece estarmos mexendo em um aparelho totalmente diferente do Xbox 360. É bem verdade que quem estava habituado com a interface antiga não terá muitas dificuldades em se adaptar a novidade, mas no começo é um pouco estranho.

Guardada as devidas proporções, o funcionamento da NXE se parece muito com a da dashboard do PSP e do PS3, onde navegamos através de um menu parecido com uma cruz. os títulos estão em uma disposição vertical, enquanto que os seus conteúdos são acessados movendo-se na horizontal.

Interação

dori_nxe2_19.11.08A Microsoft tentou também melhorar a interação entre os usuários e para isso criou uma área onde é possível montar grupos entre os jogadores. Dessa forma qualquer um pode criar uma espécie de sala onde seus amigos podem conversar entre si e/ou dali organizar partidas online.

Melhorou ou piorou?

Como toda mudança drástica, é muito provável que vários usuários não gostem da NXE, mas na minha opinião a melhora com ela é absurda. Agora as informações estão mais condensadas e quando você abre a “página” de um jogo, tudo relacionado a ele está em um mesmo lugar. Não é mais preciso ficar indo e voltando entre os menus para ver as conquistas desbloqueadas ou os complementos para os games. Uma boa novidade é a adição de fotos demonstrando os jogos, mesmo que em muitos casos elas sejam de baixa resolução.

dori_nex6_19.11.08 Notei também que agora as informações são exibidas mais rapidamente. Pelo menos no meu caso, quando eu queria ver as notícias do sistema, as páginas demoravam vários segundo para serem carregadas, agora parece que tudo funciona com mais velocidade.

O modo tradicional

Quando você estiver no menu do Xbox e apertar o botão guia do controle, será exibida um mini-menu sobre a NXE. Nele você terá acesso a quase todas as partes do sistema e o seu funcionamento é através das lâminas usadas na dashboard antiga. A diferença aqui é que o menu é bem mais direto que a antiga versão e funciona tão bem ou melhor que a própria New Xbox Experience e serve principalmente para incrementar a usabilidade do videogame.

Instalação dos jogos no HD

Infelizmente não pude instalar jogos no HD pois o meu já está abarrotado de conteúdo, mas é sabido que a prática diminui o tempo de carregamento dos jogos, aumenta a vida útil do leitor do videogame, além de eliminar o barulho do mesmo. Mas vale uma ressalva, para aproveitar um game que esteja no HD você terá que ter o mesmo no drive.

E os erros?

Nos meus testes iniciais eu notei várias mensagens de erros ao tentar acessar certas partes do sistema, mas que ao tentar entrar novamente eles eram acessados. Acredito que isso esteja ocorrendo devido enorme quantidade de usuários que estão acessando a Live, já que o problema só foi visto ao tentar abrir alguma aba que dependia de informações coletadas da rede.

A NXE em ação

Para tentar ilustrar um pouco algumas das funcionalidades da New Xbox Experience, o leitor brunojuliao fez um vídeo da dashboard e disponibilizou para gente publicar aqui no MBG. Muito obrigado pela gentileza Bruno.


NXE para MeioBitGames from Bruno Julião on Vimeo

relacionados


Comentários