Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Quer Fotografar? Entre para um fotoclube

Quer Fotografar? Entre para um fotoclube

15 anos atrás

Fotografar pode ser um ótimo passa tempo. Muitos usam o ato fotográfico para aliviar o estresse da vida urbana. Sair no fim de semana com seu equipamento e registrar a natureza ou formas arquitetônicas pode ser reconfortante, mas não precisa, necessariamente, ser um ato solitário. Para sorte dos fotógrafos amadores (aqui, a palavra amador é usada no sentido de pessoas que praticam a fotografia por amor e não no sentido pejorativo de coisa mal feita) existem, espalhados por quase todos os cantos do Brasil, os Fotoclubes.

Fotoclubes são associações sem fins lucrativos que visam agrupar fotógrafos amadores e profissionais em torno de discussões teóricas e saídas fotográficas práticas. Segundo nos conta a história, os primeiros fotoclubes apareceram na França em meados de 1850, apenas 11 anos após o anúncio oficial da invenção da fotografia, feita por Daguerre para a Academia de Ciências da França. Claro que naquela época o ato fotográfico era muito mais complicado. Para ser fotógrafo era necessário entender de química e física e carregar quilos de equipamentos e chapas de vidro. No Brasil, o primeiro fotoclube que se tem notícia foi o Photo Club Helios criado por imigrantes alemães em Porto Alegre no ano de 1918.

O movimento fotoclubista nacional foi muito forte na década de 70 e sofreu um declínio nas décadas seguintes por conta de sucessivas crises econômicas que tornaram o ato fotográfico muito caro. Várias associações fecharam suas portas enquanto outras sobreviveram com alguns poucos membros mais idealistas. Porém, tudo isso mudou com o advento da fotografia digital e a melhora da situação econômica do país. Com a grande tendência de convergência de mídias, quase todo mundo, seja por conta de câmeras ou por celulares, tem acesso imediato a fotografia. Com essa nova safra de fotógrafos surgindo os fotoclubes ganharam força e vários novos foram criados.

Um fotoclube não é apenas um lugar onde vários fotógrafos se reúnem para fazer fotos. Ele é um espaço de discussão. Vários dos movimentos que definiram a fotografia moderna no Brasil surgiram em discussões e debates teóricos em fotoclubes. Além de abrir o olhar, é um local para abrir a mente e realmente aprender fotografia.

Para quem se interessou pelo assunto e quer saber se sua região possui um fotoclube, é só entrar na página da Confederação Brasileira de Fotografia e averiguar os mais de 50 clubes filiados. Se você gosta de fotografia e possuí um grupo forte em sua cidade, a saída é fundar um fotoclube. Todas as dicas e orientações também podem ser conseguidas em um contato com a Confederação Brasileira de Fotografia.

relacionados


Comentários