Meio Bit » Arquivo » Indústria » Ações da Sun despencam: a crise chegou para TI também

Ações da Sun despencam: a crise chegou para TI também

15 anos atrás

A Sun é um dos nomes mais reconhecidos e respeitados da indústria de tecnologia. Afinal de contas, eles nos deram de presente, o Java, uma linguagem, plataforma e tecnologia. Apesar disso, o negócio da empresa jamais foi capaz de capitalizar em cima da linguagem que a tornou muito famosa, mas sempre dependeram da venda de hardware. Os concorrentes souberam pular no vagão Java e capitalizar enormemente, como Oracle e IBM.

E agora anunciaram que vão demitir 6 mil funcionários, para reduzir seu custo de 700 a 800 milhões de dólares por ano. A esperança da empresa é pegar uma bela fatia do bolo dos software + serviços ou computação na nuvem ou cloud computing. Cada um chama de uma forma, a tendência de termos aplicativos rodando parte no desktop, parte na rede, conectados, mas nem sempre.

Hoje, o valor de mercado da Sun é pouco mais de 3 bilhões de dólares, apesar dos bons números de faturamento, segundo Jonathan Schwartz, no último trimestre fiscal. A verdade é que a Sun vem perdendo, vagarosamente, espaço no mercado. Nos anos de boom, seu crescimento foi bem menor que a concorrência. Uma fusão com uma empresa como a Oracle faria bastante sentido.

sun_17-11-2008_12-02-22

Oracle e Sun trabalham bem com software livre e a primeira soube ganhar mais dinheiro com Java que a própria criadora da tecnologia, mas um artigo da Forbes diz que a empresa deveria desmembrar suas partes, hardware para um lado, software para outro, etc. Em tempos de crédito curto, empresas quebrando e demissões, qualquer decisão é difícil. Só espero que a Sun consiga se manter viva ou será engolida a troco de pinga por um dos seus concorrentes gigantes.

Para se ter uma noção de escala, o valor de mercado (em bilhões de US$):

Update: Valores atualizados com o fechamento de hoje. A pedidos, Microsoft, Adobe e Apple inclusas.

Microsoft: 173.44B
IBM: 104.09B
Google: 94.41B
Oracle: 84.58B
Apple: 78.30B
HP: 71.77B
Adobe: 12.12B
Sun: 2.67B
Red Hat: 1.95B
Novell: 1.42B

Fonte: Cnet News

relacionados


Comentários