Meio Bit » Arquivo » Robótica e IA » Universidade de Helsinki abre curso online gratuito de Inteligência Artificial para todos

Universidade de Helsinki abre curso online gratuito de Inteligência Artificial para todos

Oportunidade: a Universidade de Helsinki e a Reaktor oferecem um curso online de Introdução à Inteligência Artificial, voltado para leigos e iniciantes totalmente livre e de graça!

6 anos atrás

robot-learning

Esta é uma boa dica para quem procura incrementar seu currículo e acumular conhecimento: a Universidade de Helsinki abriu um curso livre de Introdução à Inteligência Artificial, em que qualquer um pode se inscrever e o melhor: totalmente gratuito!

A iniciativa da universidade finlandesa e da Reaktor (que em 2014 se uniu à Supercell e promoveu um evento para encontrar programadores de qualidade) não visa qualificar profissionais, como programas de outras instituições, e sim oferecer um curso de EAD introdutório para abordar os princípios básicos de IA, que pode ser agregador àqueles que atuam na área e esclarecedor para outros profissionais e curiosos.

Segundo a designer de Interfaces de Usuário da Reaktor Janina Fagerlund, as pessoas podem não saber que a inteligência artificial afeta vários aspectos de suas vidas hoje, e não necessariamente em soluções diretamente ligadas à Tecnologia da Informação: redes sociais utilizam algoritmos de reconhecimento facial, sistemas especialistas provêm diagnósticos tão ou mais precisos que médicos e indústrias utilizam modelos computacionais para separar suas matérias-primas, entre outras aplicações.

A universidade oferece o curso de IA há alguns anos, mas devido à demanda a parceria com a Reaktor permitirá que muito mais pessoas possam acessa-lo e não apenas os finlandeses. Estes, no entanto terão direito a créditos acadêmicos através da Open Universitiy (o curso completo possui duração de 30 horas); os demais, que não precisam apresentar maiores requisitos para acessar o programa terão direito a um certificado de conclusão, que poderá inclusive ser ficado em seu perfil no LinkedIn.

De acordo com Fagerlund, cerca de 24 mil pessoas já se inscreveram e os números são interessantes: a faixa etária vai de 20 a 75 anos e há professores, dentistas, cuidadores e desempregados — enfim, gente de todo o tipo. A previsão é que pelo menos 54 mil vagas sejam preenchidas em 2018, o que equivale a 1% da população da Finlândia.

Se você ficou interessado, é só clicar aqui e se inscrever (o curso é todo em inglês, obviamente).

Fonte: Yle Uutiset.

relacionados


Comentários