Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung apresenta SSD de 30 TB, o mais espaçoso do mundo para o mercado corporativo

Samsung apresenta SSD de 30 TB, o mais espaçoso do mundo para o mercado corporativo

Samsung chuta o balde e apresenta novo SSD para o mercado corporativo, com 30 TB de capacidade e baseado na tecnologia V-NAND.

6 anos atrás

A Samsung e a Seagate estão numa briguinha de egos pelo menos desde 2016, quando ambas companhias começaram a clamar serem capazes de lançar SSDs cada vez mais espaçosos, ocupando o mesmo espaço físico de um HD tradicional e por preços ligeiramente competitivos (para empresas de grande porte, é bom deixar claro).

A Seagate apresentou em 2016 um primeiro protótipo de SSD com 60 TB de espaço para armazenamento, que não tinha nem uma data de lançamento tampouco uma estimativa de preço (que seria muito caro, a gente já sabia). A companhia apenas o fez para mostrar que era capaz de iniciar a produção de tais modelos mas puxou o freio, dizendo que só introduziria modelos de 14 a 16 TB no mercado apenas em 2018. Isso foi no ano passado, já o modelo de 60 TB, ninguém sabe, ninguém viu.

A Samsung, que clama ser a empresa que entrega SSDs com maior densidade por polegada cúbica prefere mostrar a cobra morta ao invés do pau, já que desde 2013 ela utiliza sua tecnologia V-NAND que permite a montagem de chips de memória Flash verticalmente. Traduzindo em miúdos, ela diz ser capaz de atochar 5 TB por polegada cúbica contra 3,48 da Seagate. De qualquer forma a companhia sul-coreana prefere demonstrar com produtos, tendo já introduzido modelos corporativos de 16 TB e para o mercado consumidor de até 4 TB, sem falar em um minúsculo modelo que cabe no bolso de moedas e comporta 2 TB.

Agora, enquanto a Seagate testa a água a Samsung mergulha de cabeça, e apresenta o PM1643. Este é um novo SSD também voltado para o mercado corporativo, com 30 TB de capacidade e velocidade de leitura e escrita de 2.100 MB/s e 1.700 MB/s respectivamente. A fabricante informa que conseguiu manter o form factor de um SSD um pouco mais gordinho utilizando chips V-NAND 3D de 512 Gb, embora seja capaz de fazê-lo com chips de 1 Tb e já prometeu alcançar a marca de 2 Tb em breve.

A Samsung diz que é plenamente capaz de fabricar o presente modelo em escala, logo á possível que o vejamos no mercado em breve e também em capacidades menores (de 800 GB a 15 TB), mas é fato que por enquanto não haverá KY no mundo capaz de aliviar a carcada que um SSD de 30 TB dará em qualquer carteira, ainda que as de grandes companhias que dependem de armazenamento massivo sejam mais recheadas.

Fonte: Samsung.

relacionados


Comentários