Meio Bit » Arquivo » Hardware » Rumor — CEO da LG ordenou que o G7 seja refeito do zero

Rumor — CEO da LG ordenou que o G7 seja refeito do zero

E mais rumores: o CEO da LG teria descartado totalmente o G7, o próximo smartphone premium da companhia e ordenado que o projeto fosse refeito do zero; lançamento vai atrasar um bocado.

6 anos atrás

lg-g6

O sucessor do LG G6 pode demorar um pouquinho mais para aparecer…

Não é segredo que a divisão mobile da LG, especificamente no que diz respeito a seus dispositivos premium não anda bem da bola. A aposta modular do G5 foi um erro (a Motorola/Lenovo usou o recurso da maneira correta, e nem estou falando do fato de apenas a versão capada ser lançada no Brasil) e o G6, embora interessante não vendeu o quanto a companhia sul-coreana esperava (pesa contra ele o hardware de 2016, ele conta com um Snapdragon 821 enquanto os concorrentes vinham com o 835), com esses insucessos somando-se aos 11 trimestres seguidos de prejuízo do setor.

A decisão tomada pela LG foi puxar o freio e se concentrar em smartphones de entrada e intermediários (como a linha Q), enquanto novos gadgets de ponta só dariam as caras “quando necessário”. Ainda que seja uma posição sensata é um movimento bastante ousado, mas agora de acordo com informes da imprensa local há um motivo um tanto sólido para tal: o CEO Jo Seong-jin teria ficado bastante insatisfeito com o até então recente projeto do LG G7, seu próximo flagship e teria de forma resoluta o descartado por completo, ordenando uma completa reformulação do dispositivo a partir do zero.

Isso significa que o G7, que até antes do anúncio de mudança de estratégia era esperado para a MWC 2018 vai atrasar ainda mais, podendo dar a caras somente bem mais tarde durante o ano de 2018; já a linha V, hoje representada pelo V30 pode nem ser atualizada tão logo, se os planos de não mais apresentar novos produtos anualmente se mantiverem.

lg-v30-plus

Apenas a linha V (na foto, o V30+) mantém hoje o padrão de qualidade esperado da LG, mas ela também passará por mudanças

Ao que tudo indica a LG não está conseguindo se encontrar no mercado de smartphones premium, principalmente por não se equiparar ao nível dos concorrentes e não apresenta inovações verdadeiramente significativas em design e funcionalidades (a bem da verdade isso é um problema geral, mas Apple e Samsung possuem departamentos de marketing decentes); decisões estratégicas desastradas, como não lançar a linha V globalmente e cobrar caro por hardware defasado ou capado em mercados emergentes também não ajudam em nada.

Eu defendo que a LG possui um excelente produto em mãos mas não é a linha G, e sim a V. Os V10, V20 e V30 trouxeram por três anos seguidos funcionalidades decentes e poder de fogo considerável, pecando apenas pela teimosia da companhia em vendê-lo apenas em mercados selecionados. O consumidor brasileiro, que gasta rios de dinheiro com um Galaxy Note8 poderia muito bem ser seduzido por um baita gadget com um DAC de 32 bits da Bang & Olufsen e uma estonteante câmera com abertura ƒ/1,6, ainda que ele provavelmente chegaria por aqui custando o mesmo tanto. Eu defendo que é melhor ter opções do que não ter mas como a LG não consegue perceber isso, ela própria tem culpa pela situação em que se encontra.

De qualquer forma, caso a ordem de jogar o G7 no lixo e recomeçar seu desenvolvimento do zero seja verdade a LG tem chance de enfim apresentar um smartphone realmente relevante, capaz de atrair o consumidor sem ter que se preocupar com Apple ou Samsung, já que dificilmente ela conseguirá alcançá-las.

Fonte: The Investor.

relacionados


Comentários