Meio Bit » Arquivo » Mobile » Grindr compartilhou status de portadores do HIV com outras empresas

Grindr compartilhou status de portadores do HIV com outras empresas

Grindr admite que compartilha dados de seus usuários com duas empresas de consultoria, inclusive informações sensíveis como status dos usuários que são portadores do vírus HIV.

6 anos atrás

O Grindr, a rede social de encontros voltada à comunidade LGBTQ+ lançada em 2009 (três anos antes do Tinder) se envolveu numa polêmica e tanto: a plataforma estaria compartilhando grandes quantidades de dados sensíveis de seus mais de 3,6 milhões de usuários com duas empresas de consultoria, inclusive informações médicas referentes a portadores do vírus HIV.

Tudo começou quando uma empresa de análise de dados revelou que o Grindr estava compartilhando uma série de informações de toda a sua base instalada com duas consultoras, chamadas Localytics e Apptimize. Os dados iam desde localização via GPS, endereços de e-mail e IDs de telefone ao estado de saúde dos usuários, especificamente se eles são soropositivos ou não. Acontece que a rede social não exige tal informação que é absolutamente opcional, mas as informações daqueles que escolheram preencher o cadastro completamente também eram igualmente compartilhadas.

Após o caso estourar o Grindr veio a público confirmando que de fato coleta e compartilha tais dados, porém afirmou que segue contratos sólidos de modo a proteger privacidade dos usuários. Assim sendo, tais informações só seriam mantidas entre o Grindr e as duas consultoras e não poderiam de maneira alguma ser compartilhados, vendidos ou coisa que o valha.

O problema é o velho ditado "três homens podem manter um segredo se dois estiverem mortos": ao manter o compartilhamento de dados sensíveis entre três companhias diferentes, o Grindr corre o risco de que um vazamento exponha as informações de todos os seus usuários e de qualquer forma, os soropositivos não devem ter gostado nem um pouco de saber que consultorias estariam triangulando dados dos portadores de HIV com seus endereços, posição no GPS e desenhando padrões, o que pode vir a se tornar uma tremenda fonte de constrangimento e dores de cabeça para eles.

Em nota recente, o Grindr afirma que deixará de compartilhados dados referentes ao status de portadores ou não do HIV, mas a verdade é que o estrago já foi feito e a confiança em torno da rede social foi colocada em cheque.

Fontes: BuzzFeed e Ars Technica.

relacionados


Comentários