Meio Bit » Arquivo » Internet » Novo redesign do Gmail ficou ótimo, mas a melhor função ainda não está liberada

Novo redesign do Gmail ficou ótimo, mas a melhor função ainda não está liberada

Novo Gmail com o design Material do Android Oreo traz uma ótima interação com o Google Agenda, Keep e Tarefas. O modo confidencial parece bem promissor, mas ainda não está disponível. Saiba mais no post.

6 anos atrás


Em tempos de apps de mensagens instantâneas cada vez mais versáteis e poderosos, o velho e-mail pode parecer estar com os dias contados, mas se depender das ótimas novidades do novo Gmail, isso vai demorar pra acontecer.

O Google apresentou ontem a nova versão do Gmail na web com design inspirado segue a linha Material do Android, que traz como principais destaques o modo confidencial e uma integração total com outros aplicativos do Google como o Agenda (Calendar), o Keep e o Tarefas (Tasks), além de compatibilidade com apps de terceiros, como por exemplo o Trello.

Os apps ficam na lateral direta da tela em um painel com ícones e ao serem abertos, ocupam uma barra lateral, assim é possível continuar trabalhando com o email visível na tela. Pra quem usa estes 3 programas diariamente, o ganho de produtividade é bem grande, superando em um milhão de vezes a pequena e desajeitada caixinha de tarefas de antigamente, e abrindo uma possibilidade de usar os outros apps diretamente dentro do Gmail.

O redesign do Gmail acompanha mesmo que tardiamente o do Google Agenda, que também ganhou um verdadeiro banho de loja no ano passado. O objetivo da nova interface é ser o mais clean possível, e olhando para a minha caixa de entrada neste instante, posso dizer que a missão deles foi cumprida. Se antes os emails pareciam todos embaralhados, agora está tudo mais visível, dando destaque ao que realmente importa, privilegiando o conteúdo e não a forma. Você não precisa entrar nos e-mails para ver quais são os arquivos anexados, eles já ficam visíveis em um ícone mostrando qual é o tipo de arquivo, o que facilita imensamente a visualização.

E o modo confidencial? Infelizmente ainda não deu pra testar pois não está disponível, mas ele parece bem promissor, ao permitir que você controle com detalhes a forma como seu e-mail será visto, desde selecionar uma data de validade depois da qual ele se apagará automaticamente, até uma forma de impedir a impressão do conteúdo ou que a captura de tela do sistema seja ativada.

Quando você passa o mouse em cima de um email, aparecem ícones para arquivar, excluir, marcar como não lido ou adiar. Essa função é muito útil, pois faz o email sumir até a hora/data escolhida. Não só na minha humilde opinião mas também por experiência própria, posso dizer que esta função tem o potencial de reduzir aquele tipo de ansiedade de saber que tem um email importante não lido na caixa postal, mas que você provavelmente só poderá fazer algo a respeito no dia seguinte.

Outra função interessante é o nudging, que te “cutuca” com pequenos lembretes (ver imagem do post) sobre o que é importante no dia, assim você não corre o risco de deixar de responder e-mails e deixar seus contatos falando sozinhos. Estes lembretes são ativados por um algoritmo de inteligência artificial, assim não devem acontecer em mensagens que não são realmente importantes. No Gmail mobile também existem novidades para facilitar o cancelamento de newsletters e promoções não solicitadas, mais uma vez, algo bem útil.

Ainda ficou faltando muita coisa, a principal delas a função de poder agendar as suas mensagens para determinado dia ou horário, que hoje em dia só é possível se você instalar algum aplicativo de terceiros, mas dito isto, eu gostei muito da atualização do Gmail, que vai além de um simples redesign, e vai facilitar o meu dia a dia.

Para testar o novo Gmail agora é só clicar nas configurações (ícone da engrenagem) do Gmail e escolher “experimente o novo Gmail”. Se preferir voltar pra versão antiga, é só clicar no mesmo lugar em “voltar para o Gmail clássico”.

Saiba mais sobre o novo Gmail no Google.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários