Meio Bit » Arquivo » Games » MMO Rift terá servidor exclusivo para assinantes

MMO Rift terá servidor exclusivo para assinantes

Quase cinco ano após transformar o Rift num jogo gratuito, a Trion Worlds anunciou que em breve o MMO terá um servidor exclusivos para assinantes.

6 anos atrás

Houve uma época em que se havia uma certeza em relação a um MMO, era que cedo ou tarde ele poderia ser jogado gratuitamente. Isso aconteceu com quase todos os títulos do gênero e por mais que o pessoal da Trion Worlds tenha feito o Rift resistir por algum tempo a esta tendência, em 2013 o jogo foi mais uma a mudar seu modelo de negócios.

O que ninguém poderia esperar era que tendo se passado quase cinco anos desde o Rift ter se transformado em um free-to-play, o estúdio resolveu que chegou a hora deles oferecerem a opção de pagarmos uma mensalidade para jogar o MMO num servidor exclusivo, um movimento que não lembro de já ter acontecido.

Em qualquer jogo convertido de assinatura para free-to-play, sempre existe um número de pessoas que preferem a maneira como ele era antes,” explicou Scott Hartsman, CEO da Trion Worlds. “Eles estão literalmente em todos os jogos que fazem isso. E os jogos podem atingir um enorme sucesso neste novo modelo, mas sempre haverá um grupo de pessoas que adorariam voltar a se envolver com eles apenas se o jogo tivesse o seu modelo de negócios anterior.

Oferecer um modelo de assinatura mesmo em jogos gratuitos não é incomum, o que chama a atenção neste caso do Rift é que aqueles que optarem por pagar a mensalidade poderão jogar num servidor diferente dos demais. Assim essas pessoas não terão que lidar com loot boxes e os itens vendidos na loja in-game serão apenas cosméticos.

O problema aqui é que com isso eles poderão fragmentar a base de jogadores e como em um MMO ter os servidores vazios pode prejudicar consideravelmente a experiência dos jogadores, a iniciativa da Trion Worlds parece bastante ousada. Quanto a isso, Hartsman disse acreditar que eles estão tranquilos e isso está relacionado a provável migração de pessoas que já pagam para jogar no servidor gratuito.

Eu não quero ser maldoso aqui dizendo que logo o servidor pago será desligado ou adotará o modelo free-to-play, mas preciso ser sincero ao dizer que não acredito num grande sucesso dessa estratégia. No entanto, pode ser que a Trion Worlds esteja com uma expectativa relativamente baixa em relação ao número de assinantes e se eles acham que existe gente disposta a pagar para não se misturar com essa gentalha se ver livre das microtransações, quem sou eu para criticá-los?

Fonte: GamesIndustry.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários