Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Japão cria robô cobra dragão voador transformer e… — sim, claro que vamos todos morrer.

Japão cria robô cobra dragão voador transformer e… — sim, claro que vamos todos morrer.

Um robô dragão voador. Parece coisa de animê, e você quase acertou, mas é obra de cientistas da Universidade de Tóquio, criando novas e estranhas formas de fazer máquinas voarem.

6 anos atrás

leviathan-nyc-copy

Robôs estão longe de se tornar criaturas autônomas e pensantes, mas isso não quer dizer que eles sejam totalmente inúteis ou inofensivos. Robôs de combate por exemplo podem ser movidos por regras simples e puro ódio, como a Bagger 288. Robôs podem ser usados em tarefas repetitivas ou em tarefas simples, e se eles forem ensinados a se adaptar ao ambiente, melhor ainda.

Um uso muito pensado para robôs é a busca por sobreviventes em áreas de desastre, há vários modelos de robôs-cobra capazes de se esgueirar por frestas em escombros, mas e se fosse possível uma alternativa?

É o que pensou uma equipe do Jouhou System Kougaku Laboratory, da Universidade de Tóquio. Eles desenvolveram um robô, que queriam tanto chamar de DRAGON que forçaram a barra de Adamantium até quebrar, turturaram as pobres letras num nível Hitler comandando a prisão de Abu Ghraib manda o Jack Bauer pegar mais leve no interrogatório, e se saíram com “Dual-rotor embedded multilink Robot with the Ability of multi-deGree-of-freedom aerial transformatiON”.

Este bicho aqui.

1-figure1-1

Segundo quem leu o paper Design, Modeling, and Control of an Aerial Robot DRAGON: A Dual-Rotor-Embedded Multilink Robot With the Ability of Multi-Degree-of-Freedom Aerial Transformation, só o algoritmo de vôo tem quatro páginas de equações.

O robô usa oito motores para a propulsão, modificando sua forma em pleno ar, escolhendo autonomamente qual a melhor para cada tarefa, tipo vôo de velocidade e se esgueirar por lugares apertados.

Isso quer dizer que não adianta mais tentar fugir por aqueles dutos de ar-condicionado, a Skynet VAI te achar.

Aqui o DRAGON em ação:


IEEE Spectrum — Design, Modeling and Control of Aerial Robot DRAGON

O mais impressionante é a estabilidade que o bicho consegue, enquanto muda de forma e altera o tempo todo o centro de gravidade e o centro de empuxo. Isso será excelente para aumentar a precisão com que as futuras cobras aéreas malignas mirarão seu coração.

Fonte: IEEE.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários