Meio Bit » Arquivo » Games » As “gambiarras” que os game designers fazem em seus jogos

As “gambiarras” que os game designers fazem em seus jogos

Quando se trata de jogos eletrônico, nem sempre aquilo que vemos ou vivemos é exatamente o que parece e um painel na GDC abordou justamente os truques que alguns game designers usam para tornar suas criações mais interessantes.

6 anos atrás

Na maioria dos casos nós não nos damos conta disso, mas enquanto alguns jogos estão sendo desenvolvidos é relativamente comum os game designers recorrerem a certos artifícios para tornar suas criações mais interessantes ou até mesmo funcionais.

No ano passado Jennifer Scheurle utilizou o Twitter para pedir que profissionais compartilhassem suas histórias neste sentido e o assunto rendeu tanto que ela resolveu contar alguns desses casos em um painel na Game Developers Conference. O site PCGamer então reuniu alguns exemplos que mostram muito bem a genialidade dessas pessoas.

Um dos que achei mais legais foi o do BioShock. Quem jogou o game de Ken Levine certamente lembra da primeira vez que nos deparamos com uma splicer. Surgindo na tela subitamente, o inimigo abre fogo contra nós imediatamente, uma cena capaz de matar qualquer um de susto.

O que você provavelmente não sabia era que o primeiro tiro disparado pela personagem nunca nos acertará, sendo assim uma maneira de nos colocar para reagir e sairmos ilesos. Outro segredo revelado pelo designer de inteligência artificial do jogo é que os inimigos contam com uma “curva de precisão”, fazendo com que a chance de sermos alvejados aumente conforme passemos mais tempo nos combates.

Outra saída muito interessante foi adotada pela equipe responsável pelo Gears of War. Percebendo que cerca de 90% das pessoas não voltariam ao multiplayer caso não conseguissem matar alguém numa primeira partida do multiplayer, eles tiveram uma ideia. Caso o jogador não conseguisse matar outra pessoa, seus tiros se tornariam mais forte, equiparando-se a quando conseguimos fazer uma recarga perfeito da arma. Então, após algumas mortes o jogo voltaria ao normal e o seu personagem continuaria sem vantagens.

Para os envolvidos com a criação do título, isso seria uma maneira de compensar as vantagens que os jogadores mais experientes possuíam naturalmente, como conhecer os mapas e a habilidade de fazer um recarga perfeita. Mesmo assim, várias pessoas ficaram indignadas com a implementação do recurso em um jogo competitivo.

Outro caso muito interessante diz respeito ao Spec Ops: The Line. No jogo, quando um inimigo está prestes a atirar uma granada na nossa direção, podemos ouvi-lo gritar a ação. Na sequência podemos ver o sujeito sair de trás do objeto em que estava escondido e fazer o movimento referente ao arremesso do explosivo, mas na verdade ele nunca chega a jogá-lo.

O que acontece ali é que a granada já aparecerá no meio do caminho e o motivo para o pessoal da Yaeger ter feito isso foi para ter menos trabalho ao evitar a implementação de um complexo sistema de balística. E para que o sistema funcionasse corretamente, caso acertemos o inimigo antes dele “jogar” a granada, ela simplesmente aparecerá ao seu lado.

E para acabar de vez com as suas ilusões, saiba que quando atiramos uma granada em um inimigo no Spec Ops: The Line, será acionada o que eles chamam de raio de pânico. Isso deveria dizer para o NPC fugir do local da explosão, mas na verdade eles estão programados justamente para ficar naquele espaço. O motivo? É muito mais divertido saber que o inimigo foi atingido do que conseguiu fugir.

Eu não sei você, mas eu adoraria ver um documentário só com casos como esses.

relacionados


Comentários