Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Ys Origin, PS Vita e a falta de cross-save

Ys Origin, PS Vita e a falta de cross-save

Apesar de ser um dos recursos mais legais do PlayStation Vita, a possibilidade de compartilhar saves com o PlayStation 4 infelizmente não é comum e por isso o portátil pode estar desperdiçando uma sobrevida valiosa.

7 anos atrás

ys-origin

Quando a Sony lançou o PlayStation Vita, confesso que comprei a ideia de que o aparelho poderia ser uma versão portátil de seus consoles. Poder jogar em qualquer lugar vários títulos lançados para o PS3/PS4 parecia algo fantástico e embora isso realmente seja possível, existe um detalhe que tem me incomodado bastante nos jogos para o pequeno aparelho: a falta de suporte a cross-save.

Apesar de alguns jogos lançados para os videogames da empresa contarem com tal recurso, isso é algo que considero tão importante que acredito que deveria ser padrão, nos permitindo assim começar uma partida no console e continuá-la no portátil, ou vice-versa. Mas como me dei conta, existe uma certa relutância por parte das desenvolvedoras (ou seria por parte da fabricante?) que nos priva de algo tão útil.

Recentemente comecei a jogar o Ys Origin no Vita e um detalhe sobre ele é que ao comprá-lo o jogador ganha acesso tanto a versão para o portátil quanto para o console. O grande problema é que não temos como compartilhar o save entre as plataformas, então se você se dedicar a uma delas por várias horas e por um motivo ou outro quiser partir para a outra, terá que recomeçar toda a aventura.

O grande problema aqui é que um título como este exige bastante dedicação por parte do jogador, com o progresso acontecendo lentamente e sem muito espaço para exploração. Em outras palavras, Ys Origin é o tipo de jogo que — exceto pelas variações proporcionadas pelos dois personagens selecionáveis — não nos incentiva muito a visitá-lo novamente, fazendo com que o cross-save se tornasse um recurso quase obrigatório.

Lançado originalmente para PC lá em 2006, estas versões que chegaram recentemente nos aparelhos da Sony não receberam nenhuma melhoria na parte visual, fazendo com que no portátil o jogo pareça mais bonito do que se encarado numa TV Full HD. No entanto, como não sou o que podemos chamar de um grande jogador de portáteis, adoraria poder encarar a maior parte da aventura no conforto da sala e usar o Vita apenas quando não estivesse em casa.

ys-origin2

E esse problema não é exclusividade do Ys Origin. Outro jogo que peguei há pouco tempo e que também me frustrou pela falta de cross-save foi o Salt and Sanctuary. Durante muito tempo sonhei com o seu lançamento para o Vita, mas quando finalmente coloquei as mãos nele, fiquei bastante decepcionado por saber que todo o progresso que fizesse ali não poderia ser levado para o console.

Tudo isso me faz pensar em quanto a Sony está perdendo uma boa chance de alavancar as vendas do seu portátil, já que o sucesso do Switch tem mostrado que as pessoas gostaram de um híbrido entre console de mesa e portátil. Como a chance de a empresa japonesa lançar outro videogame de mão é praticamente nula, tentar fazer isso com o PlayStation Vita poderia dar um fôlego ao aparelho e penso que o cross-save seria fundamental para eles apostarem nesta estratégia.

O pior de tudo é pensar que devido a maneira como a Sony tem ignorado o Vita nos últimos anos, provavelmente ficarei na vontade de ver mais jogos adotarem o recurso, apenas pensando em mais um motivo para que esse fantástico portátil tivesse sido muito mais do que acabou sendo.

PS: uma possibilidade seria aproveitar no Vita as versões desses jogos para o PS4 através do recurso Remote Play, mas no fundo não gosto muito dele por achar que a experiência fica menos fluída e em certos casos pior devido a falta de botões no portátil.


Ys Origin - Yunica and Hugo Trailer | PS4

relacionados


Comentários