Meio Bit » Arquivo » Ciência » See You Again ultrapassa Gangnam Style, mas aposto em outro cavalo pros 3 bilhões do YT…

See You Again ultrapassa Gangnam Style, mas aposto em outro cavalo pros 3 bilhões do YT…

O videoclipe See You Again ultrapassa Gangnam Style como o vídeo mais visto do YouTube, agora com 2,9 bilhões de visualizações. Só que há outro competidor que pode chegar aos 3 bilhões de views antes dos dois. ¡Despacito!

7 anos atrás

laguna_paul_walker_fashion_show_peq

Foram quase dez meses de espera, mas o momento finalmente chegou: o videoclipe See You Again ultrapassa Gangnam Style como o vídeo mais visto do YouTube. É uma senhora exposição mundial, pois temos nada menos que 2,9 bilhões de visualizações!

Se fizermos uma média linear bem simples relacionando o período entre o texto anterior do tio Laguna sobre o desempenho de tais vídeos no YouTube, e hoje (11/07), temos o seguinte: o clipe da música fúnebre do Wiz Khalifa fez algo bem próximo de 100 milhões de visualizações mensais, enquanto o vídeo da alegre música coreana teria feito pouco mais de 30 milhões de views mensais.

Ambos são fenômenos de audiência no YouTube, mas há outro concorrente que poderá passar os dois (muito) em breve. DES - PA - CI - TO.

Laguna_Despacito_Luis_Fonsi_Daddy Yankee

Lançado no dia 12 de janeiro, o videoclipe da música Despacito, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi, alcançou seu primeiro bilhão de views em apenas 97 dias. Devagarzinho, devagarinho? Olha, só o Hello da Adele conseguiu seu primeiro bilhão no YouTube mais rápido.

O grande feito de Despacito foi na marca de dois bilhões de visualizações, conseguida em apenas 154 dias. Tal recorde chutou a Sorry do Justin Bieber do patamar. No momento em que escrevo o presente texto, o clipe atingiu os 2,5 bilhões de views no YouTube e já ameaça ultrapassar o Uptown Funk de Bruno Mars, ainda esta semana, como o quarto vídeo mais visto ali. E não duvido que o reggaeton sugestivo do Luis Fonsi ultrapasse em views a Sorry do Justin Bieber, ficando em terceiro lugar ao final da próxima semana.

Amanhã (12/07), Despacito completará exatos seis meses de YouTube com mais de 2,5 bilhões de visualizações. E sendo (por enquanto) o quinto lugar dos mais vistos.

Supondo que todos os espectadores de tal vídeo tenham assistido às propagandas, com o máximo de engajamento o YouTube remunera até um máximo teórico de US$ 2.000 a cada milhão de visualizações. O Google já pagou mais que isso no passado mas, ao calcularmos só o faturamento com o YouTube, em teoria o clipe Despacito teria faturado per se algo em torno dos 2 a 5 milhões de dólares até o momento.

Qual a relevância desse feito?

Laguna_Despacito_ Zuleyka_Rivera

A maior parte dos vídeos mais vistos no YouTube são de videoclipes musicais. Vídeos bem curtos, muito bem produzidos e com músicas chiclete. Além da reforma trabalhista, não sei o que nos reserva para o segundo semestre de 2017, mas com relação a febres musicais muito dificilmente outra música vai derrubar o sucesso internacional de Despacito este ano. No YouTube.

Quem vai chegar primeiro à marca de três bilhões de visualizações no YouTube?

Não tenho dúvidas que See You Again vai chegar em tal patamar em agosto. Mas antes ou depois de Despacito? Sou meio suspeito para dizer: particularmente não havia escutado antes essa música e, durante a elaboração do presente texto, devo ter colaborado com umas dez visualizações. Realmente gruda na cabeça esse troço. Talvez seja o sangue latino, orgulhoso de ver tamanha popularidade de uma cultura relativamente próxima.

Sendo direto ao ponto da pergunta, se tivemos em seis meses 2,5 bilhões de visualizações então temos uma média linear simples de quase 420 milhões de visualizações mensais. See You Again precisa fazer apenas mais 100 milhões de views e a meta de 500 milhões para Despacito é alta demais. Ainda sim fico na torcida. Vai que o cavalo corre um pouco mais… Será divertido acompanhar.


Luis Fonsi - Despacito ft. Daddy Yankee

relacionados


Comentários