Meio Bit » Arquivo » Games » Wii U, o videogame da Nintendo que menos recebeu jogos*

Wii U, o videogame da Nintendo que menos recebeu jogos*

As pessoas sempre reclamaram da falta de jogos no Wii U e levantar os números de todos os videogames da Nintendo, um site descobriu que o problema foi muito maior do que poderíamos imaginar.

7 anos atrás

Recentemente publiquei por aqui as minhas impressões finais sobre o Wii U e o primeiro ponto que citei foi a falta de jogos. Esse sempre foi apontado por muitas pessoas como o calcanhar de Aquiles do console, mas será que essa reclamação realmente faz sentido? Será que o Wii U teve poucos jogos no geral ou apenas poucos títulos criados por empresas externas? Pois infelizmente as duas coisas estão certas.

Após fazer um levantamento de tudo o que foi lançado para os videogames da Nintendo, o site Polygon descobriu que a biblioteca do Wii U é muito menor do que poderíamos imaginar, ficando muito atrás de aparelhos como o Nintendo 64 e o GameCube.

Para chegar ao resultado mostrado no gráfico abaixo, o autor desconsiderou as vendas digitais para todas as plataformas, já que nos sistemas mais antigos os números não são conhecidos e por isso os títulos indie de pequeno porte poderiam distorcer consideravelmente os números. Feita essa ressalva, assusta saber que apenas 165 jogos chegaram aos Estados Unidos para o atual videogame da empresa e o detalhe é que esse é o mercado que mais recebeu lançamentos. A coisa fica ainda pior ao compararmos o videogame com o segundo pior desempenho, o N64, que recebeu 297 jogos nos EUA.

Conforme lembra o artigo, mesmo sem ter sido lançado o Nintendo Switch já possui 85 jogos anunciados para ele, um belo indicativo de que a BigN está dedicada a não repetir o erro, mas como sempre digo, minha dúvida é se as vendas do novo console serão suficientes para sustentar toda a empolgação em torno dele.

Enfim, essa pequena quantidade de lançamentos pode ser usada como prova de que o Wii U foi um péssimo console? Pois na minha opinião não. É verdade que mesmo o Wii teve títulos com notas levemente superiores as dele, sendo que os 20 melhores avaliados tiveram média acima de 88, enquanto o Wii U só atingiu 86. Porém, se pensarmos proporcionalmente o videogame saiu-se muito bem e embora ele também tenha recebido alguns jogos horríveis, há muita coisa boa em sua biblioteca.

Talvez ainda seja muito cedo para fazermos tal comparação, mas já vi muitas pessoas por aí afirmando que o Wii U será o Dreamcast do futuro, um videogame que não recebeu muita atenção enquanto esteve na ativa, mas que depois se tornou um queridinho dos jogadores. Pois essa analogia não me parece absurda e sabe o que é interessante? Se olharmos as médias obtidas pelos 100 melhores jogos do console da SEGA, veremos que elas são menores que as do Wii U.

Para terminar, saiba que tanto a baixa venda do Wii U (13,56 milhões de unidades), quanto essa pequena quantidade de jogos lançados para ele fizeram com a plataforma atingisse apenas 96,52 milhões de cópias de games vendidos, o que se por um lado faz com que a média de aquisições (7,1) por console tenha sido boa, por outro o transformou no primeiro aparelho da Nintendo a vender menos de 200 milhões de jogos.

*O título desse post não é inteiramente correto, já que o videogame da Nintendo que menos recebeu jogos foi o Virtual Boy, com somente 22. Porém, como aquele aparelho é provavelmente um dos maiores fiascos da história da indústria, algo que tanto a fabricante quanto os jogadores fazem questão de esquecer, acho que podemos evitar qualquer comparação.

relacionados


Comentários