Meio Bit » Arquivo » Games » Você sabia que existe um pouco de Asteroids no GPS do seu carro?

Você sabia que existe um pouco de Asteroids no GPS do seu carro?

Muitas pessoas não sabem disso, mas aquela setinha que representa nossos carros em GPSs foi inspirada na nave do jogo Asteroids, o clássico dos arcades e Atari. Conheça essa história.

7 anos atrás

asteroids

Nolan Bushnell sempre será lembrado como um das pessoas mais importantes da indústria dos games. Fundador da Atari, foi ele um dos principais responsáveis por ajudar a popularizar a mídia, com seu console permitindo que milhões de pessoas tivessem maior acesso aos jogos eletrônicos.

Mas Bushnell também tentou explorar outros mercados e uma das maneiras encontradas por ele para fazer isso foi com a Catalyst Technologies, uma incubadora nascida no início da década de 80. Foi lá que surgiu o Etak Navigator, um dos primeiros sistemas de navegação para automóveis, mas o que nem todos sabem é que a ideia tida por eles para representar o veículo nos mapas veio de um antigo clássico dos Arcades/Atari.

gpsOs escritórios compartilhados pela Catalyst encorajaram a troca e ideias entre as companhias. [Alan] Alcorn, enquanto trabalhava na Cumma, estava fascinado pelas atividades da Etak. Durante o desenvolvimento, ele foi ao prédio da divisão de fliperamas da Atari com os engenheiros da Etak para lhes mostrar o Asteroids, sucesso dos arcades. O jogo utilizava uma tela de vetor que produzia animações fluídas com hardware de baixo custo. Foi uma pequena surpresa então que a representação final do carro na tela do Etak fosse um triângulo vetorizado praticamente idêntico à nave do Asteroids.

 

Mais de 30 anos depois, aquela pequena inspiração vinda do Atari continua viva: muitos sistemas de navegação para carros hoje em dia ainda usam um triângulo com uma base levemente invertida como um símbolo para o seu carro e que veio direto do Asteroids.

Após ler essa explicação dada no excelente artigo de Benj Edwards publicado no site Fast Company, preciso dizer que minha cabeça quase explodiu. Talvez essa história não seja nova e você já soubesse de onde surgiu aquela setinha presente nos GPSs, mas admito que nunca tinha ouvido falar nela e muito menos percebido a semelhança.

Se você entende inglês, vale muito a pena ler o texto em questão, já que nele temos um belo apanhado da carreira de Nolan Bushnell, mas mesmo que você não faça isso, pelo menos a partir de agora sempre lembrará do clássico Asteroids quando pedir para um GPS te levar a algum lugar.


Shane McComas — (Arcade) Asteroids

relacionados


Comentários