Meio Bit » Arquivo » Cultura » The Photographer — assédio sexual na fotografia?

The Photographer — assédio sexual na fotografia?

Campanha de 06 vídeos intitulada #ThatsHarassment mostra o assédio sexual em diferentes situações.

7 anos atrás

photographer-harassment

Existe assédio sexual dentro da fotografia profissional? Sim, existe. Já falei sobre isso em alguns textos aqui no Meiobit e o problema é muito grave. A maior parte dos fotógrafos que trabalham com retrato feminina (desde os fotógrafos de fundo de quintal até os grandes estúdios com editoriais milionários) são homens. E as histórias de assédio sexual contra modelos (iniciantes e experientes) dariam para escrever um livro. A verdade é que existe muito fotógrafo canalha no mercado e muitas das modelos não denunciam para não serem limadas de futuras campanhas publicitárias. Eu já ouvi inúmeras histórias de modelos que vieram ao meu estúdio e se admiraram como tudo foi feito de modo profissional, mostrando que essa não é a regra, e sim uma exceção.

Claro que esse não é um problema exclusivo do mercado fotográfico e foi isso que tentou mostrar o diretor  israelense-americano Sigal Avin com uma série de 4 vídeos curta metragens lançados em dezembro de 2016 em Israel. Recentemente ele se uniu ao diretor e ator David Schwimmer para criar uma campanha contra assédio sexual que tivesse como foco o mercado americano. Os quatro vídeos originais foram adaptados e mais dois inéditos foram produzidos. A série é intitulada #ThatsHarassment e os 6 vídeos possuem em comum o fato de serem representações de casos que realmente aconteceram.

Em uma entrevista ao site Cosmopolitan, Avin disse que queria ver o que era o assédio sexual em vez de apenas ler sobre ele. Um dos vídeos produzidos pela campanha se chama The Photographer. Não existe nudez no filme, mas o linguajar e a situação é totalmente NSFW. Eu passei mal vendo e acredito que qualquer ser humano normal também teria a mesma reação. Vejam abaixo o vídeo (infelizmente sem legendas, mas totalmente compreensível).


Cosmopolitan.com — The Photographer

Schwimmer aponta que “todo o propósito disso é encorajar as pessoas e dar-lhes coragem para falar se foram vítimas de assédio ou se testemunharam ou estiveram cientes de assédio sexual. O problema é que as pessoas não dão um passo adiante ou dizem algo se estão testemunhando por medo de retaliação. Quanto mais você estiver cercado por outras pessoas que concordam ao ver que algo está errado, mais fácil é para alguém dar um passo adiante”.

Além do vídeo sobre o fotógrafo também temos os vídeos intitulados The Actor, The Boss, The Doctor, The Coworker e The Politician. Todos estão disponível no site do Cosmopolitan e vale a pena dar uma olhadinha em todos.

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários