Meio Bit » Arquivo » Games » Project Scorpio e o curioso painel no kit de desenvolvimento

Project Scorpio e o curioso painel no kit de desenvolvimento

Após foto mostrar um contador de fps na parte da frente do kit de desenvolvimento do Project Scorpio, uma pessoa provou que é possível até exibir vídeos naquele painel. Estaria a Microsoft planejando alguma novidade para a versão comercial do aparelho?

7 anos atrás

project-xcorpio

No final deste ano a Microsoft deverá lançar a versão comercial do Project Scorpio, console que funcionará como uma espécie de Xbox One vitaminado. Com isso, algumas pessoas já estão com as mãos no kit de desenvolvimento do aparelho e algo que chamou a atenção de muita gente é um painel localizado na parte da frente.

Como pode ser visto na foto que abre este post, aquela tela pode mostrar a taxa de atualizações de frames que o videogame está alcançando, o que inclusive fez com que algumas pessoas pedissem que o recurso estivesse presente na versão que será enviada aos consumidores. Mas antes de continuar, quero fazer um comentário sobre isso.

Na minha opinião, entregar algo como este contador seria um enorme risco. Penso assim porque isso certamente será utilizado por algumas pessoas para criticar o aparelho, reclamando na internet porque num determinado jogo a taxa de frames oscilou de 60 para 58 ou 57 fps, transformando o aparelho em uma porcaria. Além disso, acho até engraçado os interessados no Scorpio pedirem algo assim, sendo que boa parte deles são justamente os que criticam os jogadores de PC por estarem sempre buscando o framerate mais alto possível.

Enfim, o fato é que de acordo com Robert Penello, que atua como diretor de planejamento de produtos na Microsoft, este é um recurso que não deveríamos esperar ver numa unidade comercial, o que praticamente encerra o assunto. No entanto, uma postagem feita por um desenvolvedor voltou a atiçar a curiosidade dos jogadores.

Através da sua conta no Twitter, Jez Corden mostrou um pouco do tal painel em ação e as muitas possibilidades de configuração que ele permite. É possível alterar a fonte que será mostrada ali e o mais impressionante, até exibir vídeos. Ele mostrou por exemplo alguns golfinhos passando pela tela, sendo que ainda podemos alterar a quantidade de animais.

A evidente pergunta que muitos devem ter começado a se fazer após saber de tamanha liberdade é: porque diabos a Microsoft incluiria algo assim, caso não fosse utilizar na versão comercial do console? Outra dúvida que passou pela minha cabeça foi sobre a real utilidade de um painel deste.

Bom, vamos supor que ele esteja mesmo presente no aparelho que compraremos e que mostrar o framerate não seja uma opção. O que a empresa poderia mostrar ali? Porque eu até entendo que uma tela no controle seja útil, como vimos no Dreamcast ou no Wii U, mas uma lá no console? Quer dizer, muitas vezes o aparelho está bem longe do jogador e se tenho dificuldades para enxergar certas informações numa TV de 46″ a poucos metros de distância, qual a chance de enxergar o que aparecerá nesta telinha?

Com sorte a Microsoft acabará com este e outros mistérios em relação ao Project Scorpio na E3, que acontecerá em poucas semanas, mas confesso estar bastante curioso para saber se eles estão bolando algo para este painel.

relacionados


Comentários