Meio Bit » Arquivo » Ciência » Brasil Odeia Ciência, Prova #8.874.431^googolplexo: professores correm risco de ficar de fora da Escola do CERN

Brasil Odeia Ciência, Prova #8.874.431^googolplexo: professores correm risco de ficar de fora da Escola do CERN

Outro dia, outra vergonha. Agora os professores brasileiros que iriam viajar para participar do projeto anual de capacitação no CERN estão com seu sonho ameaçado. As verbas minguaram e só resta a eles o financiamento coletivo. Clique e descubra como pode ajudar.

7 anos atrás

ndtdepressed

Que o Brasil odeia ciência não é novidade. É uma atitude que transcende governos, transcende partidos, transcende ideologias. Ciência é malvada e digna de desconfiança, exceto quando inventa a fosfoetanolamina ou cede ao lobby da homeopatia. As editorias de ciências dos portais em geral são ridículas, quando existem, e os poucos blogs com patrocínio sobrevivem aos trancos e barrancos.

A bola da vez é a Escola de Fìsica do CERN, o laboratório europeu do qual faz parte o LHC, que quase destruiu o mundo em Anjos e Demônios, mas era mentirinha e o pessoal do filme foi muito bem recebido por lá. Desde 2007 o Brasil manda professores de física de nível médio para um curso no CERN, é uma oportunidade incrível, invejável, o professor sai de lá tendo visto ao vivo ciência de ponta.

Isso é, obviamente repassado para os alunos, reacendendo a chama da curiosidade científica.

Óbvio que no país onde você paga uma fortuna pra tirar um passaporte e o governo tem a cara de pau de dizer que não tem verba pra imprimir passaporte, sobrou pra escolinha. Ou melhor, não sobrou: as verbas, que vem minguando desde 2015, minguaram mais ainda. Ano passado os coordenadores do projeto tiveram que viajar bancando passagem e estadia. Este ano ficou pior ainda.

O jeito foi passar a sacolinha, abriram um projeto de financiamento coletivo para pagar 50% dos custos o resto eles se viram, e em último caso sempre dá pra vender plutônio pros líbios.

Por enquanto o projeto só arrecadou 4% da meta de R$ 15 mil, e a arrecadação vai até 16 de agosto.

Colabore, mostre que o Brasil pode odiar ciência mas nem todo brasileiro vive na terra plana. Se você puder doar, excelente. Se puder divulgar, melhor ainda (ok, melhor mesmo seria doar e divulgar).

Aqui o site do projeto de crowdfunding.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários