Meio Bit » Engenharia » Pentágono testando antena inflável

Pentágono testando antena inflável

Isso, meninos e meninas, é uma antena. Está sendo testada pelo exército do Tio Sam e os resultados são ótimos. É inflável, então ocupa bem menos espaço que as tradicionais, sem perda de qualidade. Na verdade ele garante mais banda que uma parabólica tradicional. Pra ser perfeita só se pintarem de pokébola.

3 anos e meio atrás

size0

A gente acha que algumas coisas são boas o bastante, mas sempre há quem queira melhorar, e nisso surgem as boas idéias. É o caso da GATR, Ground Antenna Transmit and Receive, um projetinho de Departamento de Defesa dos EUA para facilitar a vida dos grupos que precisam de comunicação via satélite e não querem carregar peso desnecessário.

Quando você vai passar o fim de semana no sítio do pai da namorada em 3 Rios, e sobra o conserto da paraibólica, já é um saco.

89866050

Agora imagine uma versão dessa tralha que seja desmontável, robusta, aguente ser transportada no lombo, suporte chuva vento tempestade, areia. Significa peso, e peso é uma das coisas que soldados americanos mais detestam que não usam toalhas na cabela.

A GATR resolve isso: toda a estrutura da antena é inflável, o que significa que cabe em um espaço bem menor que as tradicionais. A área de recepção também é maior, sinal mais forte e por consequência, mais banda disponível para o uso dos soldados.

size0-1

size0-2

A única desvantagem é que você precisa caprichar na ancoragem, ou corre o risco de parar no YouTube com um bando de soldados desesperados correndo atrás de uma bola de praia gigante no meio do deserto.

Fonte: US Army.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários