Meio Bit » Arquivo » Games » Novo Street Fighter EX foi um 1º de abril? Sim e não

Novo Street Fighter EX foi um 1º de abril? Sim e não

Vídeo de um suposto novo Street Fighter EX lançado dia 1º de abril confundiu todo mundo; segundo a Arika, demo técnico existe de verdade.

7 anos atrás

A Arika não é um estúdio de grande expressão. Sua maior contribuição à indústria dos games foi o desenvolvimento da trilogia Street Fighter EX, a primeira tentativa de levar os personagens da Capcom para o combate em três dimensões. Embora não fossem tão técnicos quanto a série Virtua Fighter ou tão bonitos quanto a franquia Tekken, eles tinham seu charme e conquistaram fãs, principalmente por seu rol de personagens exclusivos carismáticos.

Isso posto a Arika não tem tanto dinheiro e tempo disponíveis para modelar personagens e desenvolver uma engine complexa por conta de uma pegadinha de 1º de abril, e por isso mesmo o vídeo revelando um suposto novo Street Fighter EX deixou todo mundo confuso: ele era bom demais para ser uma mera piada.

E de certa forma ele não é mesmo uma pegadinha, embora convém ir devagar com o andor.

Antes de mais nada o vídeo em questão, liberado no sábado. Nele podemos ver em ação três personagens originais da Arika para a franquia EX, Hokuto, Kairi e Garuda:


arika • 【60fps動画版】2017年4月1日 そんなんアリカ公開配信会場にて『対戦会』実施!!

Agora algumas considerações acerca do vídeo: eu joguei os dois primeiros games da franquia e de cara reconheci as mesmas linhas de voz para os personagens, que foram retiradas dos games originais (o dublador do Kairi, por exemplo morreu em 2000) e que a princípio poderia indicar uma pegadinha muito bem elaborada, junto com toda a mecânica do game em si (as tomadas de câmera e os combos) que é essencialmente a mesma.

Ainda assim isso não justificaria o relativo investimento em tal empreitada, a demonstração técnica aparentemente desenvolvida na Unreal Engine 4 foi muito bem confeccionada para ser um mero vídeo engraçadinho. O vice-presidente da Arika Ichiro Mihara confirmou tais suspeitas ao declarar (em japonês) que o game em questão estaria em desenvolvimento há bastante tempo e possui o nome interno provisório de Fighting EX Layer. A piada na verdade foi a data escolhida para anuncia-lo, visto que não há nada concreto.

Por questões óbvias de direitos autorais nenhum personagem da Capcom foi incluído, mas em todo caso ele seria uma plataforma pronta para um futuro jogo de luta caso ela (ou outra publisher) se interesse; isso ou na pior das hipóteses a Arika pode iniciar uma campanha de financiamento coletivo e bancar sozinha a empreitada, utilizando seu elenco próprio de personagens (que não são poucos).

Para completar a confusão o jogador profissional Kazunoko testou Fighting Layer EX, confirmando que se trata de um demo técnico real e não um vídeo:

Não há nenhuma previsão de datas, plataformas, quem vai comprar a ideia da Arika ou o que quer que seja. As únicas coisas concretas são que a desenvolvedora criou um novo game de luta em 3D e ela está buscando uma distribuidora. Se Fighting EX Layer vai se tornar realidade ou não, só o tempo dirá.

Fonte: Event Hubs.

relacionados


Comentários