Meio Bit » Arquivo » Games » Mod faz o Alien: Isolation funcionar com o Oculus Rift

Mod faz o Alien: Isolation funcionar com o Oculus Rift

Se você sempre quiser jogar o Alien: Isolation com um dispositivo de realidade virtual, comemore, pois um modder está tornando isso possível.

7 anos atrás

Depois de ver a franquia ser transformada em vários jogos meia-boca, boa parte dos fãs de Alien ficaram bastante satisfeitos com o Isolation, jogo que conseguiu nos passar uma boa sensação de como seria estarmos presos numa estação espacial junto com um xenomorfo.

Conseguindo entregar um nível de tensão absurdo, o fato do jogo se passar em primeira pessoa sempre indicou que ele poderia ser ideal para funcionar com dispositivos de realidade virtual, mas isso nunca aconteceu. Quer dizer, lá pela metade de 2014 a SEGA chegou a mostrar o Alien: Isolation rodando numa versão preliminar do Oculus Rift, inclusive dizendo alguns meses depois que o jogo ainda poderia ser adaptado, mas o projeto nunca evoluiu.

O curioso é que mesmo assim os arquivos necessários para fazer o título funcionar em realidade virtual sempre estiveram escondidos na versão final e graças ao esforço do modder Zack "Nibre" Fannon, agora podemos experimentar o jogo de uma maneira ainda mais assustadora.

Batizada como MotherVR, a modificação infelizmente ainda conta com algumas limitações, como por exemplo o posicionamento de objetos em relação a localização da protagonista e a animação forçada da cabeça, mas o autor espera corrigí-las com o tempo e explicou a dificuldade que tem enfrentado para adaptar o jogo.

O SDK é tão antigo que nem mesmo usa qualquer arquivo externo, todo o SDK é estaticamente compilado diretamente no jogo. Está trancado lá e não pode ser modificado facilmente. Essa limitação é a razão principal pela qual o suporte ficou restrito ao DK2 por tanto tempo. A maneira como fui capaz de contornar isso foi corrigindo cada chamada do SDK no jogo quando ele é iniciado, redirecionando-as ao meu próprio código ‘falso’ do SDK. Eu então pego essas chamadas do jogo e as reinterpreto no SDK atual do Oculus, traduzindo e consertando coisas durante o caminho.

Talvez o mais impressionante é que para testar a modificação, a única coisa que os interessados precisarão fazer é colocar um arquivo DLL na pasta do Alien: Isolation. Maiores detalhes podem ser encontrados na página do mod e Fannon alerta para só jogarmos quando estivermos sentados.

É bem verdade que o desenvolvimento do MotherVR ainda se encontra em estágio inicial, mas o trabalho do autor é algo que já merece elogios e desde que você seja corajoso o suficiente para ver um alien tão perto, acho que a modificação merece uma oportunidade.

Fonte: Road to VR.

relacionados


Comentários