Meio Bit » Arquivo » Ciência » LEGO vai lançar em novembro coleção Mulheres da NASA

LEGO vai lançar em novembro coleção Mulheres da NASA

O Natal está chegando então nada melhor que uma dica de presente, e por dica de presente eu digo para mim: a LEGO está oficialmente lançando sua coleção Mulheres da NASA, homenageando várias cientistas de primeira.

6 anos e meio atrás

mnasa1

De uma coisa podemos ter certeza: o elenco do próximo filme do LEGO vai ficar mais interessante. A empresa, que sempre lança kits legais como o do Saturno V, que mandaram para todos os sites gringos mas não pro MeioBit então é uma droga só que não foi um deles, mas agora a homenagem é pessoal.

A idéia era homenagear mulheres da NASA, com isso incentivar meninas a se interessarem por STEM, aquela sigla que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Vocês não, Humanas.

Depois de muita discussão escolheram os nomes, e os kits que começarão a ser vendidos em novembro homenageiam:

mhamilton

Margareth Hamiltona cientista da computação que não escreveu sozinha todo o software da Apollo 11, ela coordenou a equipe, criou processos e metodologias de código robusto e salvou a missão quando um bug fatal foi contido graças a suas rotinas com regras draconianas de gerenciamento de recursos.

Mae Jemison — cientista, primeira astronauta negra, uma das muitas profissionais inspiradas por Nichelle Nichols em Star Trek. Além de ter voado no Space Shuttle a Dra Jemison ainda teve a honra de voar na Enterprise. Ela apareceu em uma ponta em um dos episódios de Star Trek: TNG.

Sally Ride — médica e primeira mulher astronauta americana, a que teve que responder quando os engenheiros perguntaram se 100 absorventes eram o suficiente pra uma missão espacial. Sally também foi a primeira lésbica no espaço mas a NASA a fez esconder isso até quase o dia de sua morte.

Nancy Roman — conhecida como Mãe do Hubble, foi a primeira mulher a ter um cargo executivo na NASA. Em 1961 se tornou Chefe de Astronomia, isso em uma época onde prédios como o Controle de Missão nem tinham banheiros femininos.

Antes que alguém pergunte e já respondendo à problematização da militância, no projeto original foram cinco escolhidas, mas Katherine Johnson não aceitou a homenagem e proibiu o uso de sua imagem nos kits.

relacionados


Comentários