Meio Bit » Arquivo » Internet » Site móvel do Instagram passa a permitir upload de fotos

Site móvel do Instagram passa a permitir upload de fotos

Site móvel do Instagram passa a aceitar upload de fotos para a rede social, ainda que de forma bastante limitada; recurso funciona perfeitamente no iPad, com interface adaptada.

7 anos atrás

Se tem uma coisa que os usuários do iPad sempre invejaram nos donos de tablets Android é o fato de que o app é adaptativo, se ajustando de maneira orgânica aos diversos formatos de tela do robozinho. Como a desenvolvedora nunca deu atenção a tais dispositivos diretamente os donos do gadget da maçã têm que se virar com a versão da rede social para iPhone, que acaba esticada na tela 4:3 dos iPads.

Só que o Facebook deu um jeito de atender esse público e corrigir outra “falha”, que é permitir o upload via web através de uma atualização significativa no site móvel, que ainda não entrega a experiência 100% do app mas é um quebra-galho.

Segundo o Instagram a intenção é privilegiar quem possui conexões móveis limitadas e não pode usufruir do Instagram em sua totalidade enquanto longe de uma rede Wi-Fi, mas ainda assim deseja apreciar seu conteúdo. Com isso o site em sua versão móvel passa a aceitar upload simples de fotos, sem opção de selecionar filtros e uma experiência um tanto limitada da barra Explorar. Ele não permite o upload de vídeos e nem exibe o Stories, recursos esses que permanecem atrelados ao app até porque Mark Zuckerberg deseja que seus usuários consumam suas soluções diretamente.

Só que o movimento reflete o crescimento exponencial do Instagram nos últimos meses, permitindo dessa forma que aqueles com conexões móveis ruins possam ao menos enviar imagens, checar a timeline e dar uma olhada no que outros andam compartilhando e o que está bombando na rede social. É também um passo à frente do Snapchat, que não possui interface web e que está tomando uma surra do app do Zuck em todas as frentes.

No entanto, um efeito colateral muito apreciado pelos usuários de iPad é que o site é como manda a regra responsivo, se adaptando às telas dos tablets da Apple organicamente.

Isso não quer dizer entretanto que uma versão do app para iPad será lançada em breve, nem que o upload pela web será disponibilizado no desktop em algum  momento do futuro. Por enquanto apenas usuários do Windows 10 podem fazê-lo, com uma interface perfeitamente adaptada às telas dos dispositivos que rodam o sistema da Microsoft mas se serve de consolo, a experiência com o app universal Windows deve ter estimulado o Instagram a fazer o mesmo com outros sistemas. Não que uma versão do app seja lançada para macOS, mas o tablet da maçã pode muito bem ser agraciado em breve.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários