Meio Bit » Arquivo » Internet » Instagram avisa a celebridades pra baixarem a bola com o jabá

Instagram avisa a celebridades pra baixarem a bola com o jabá

Todo mundo adora um jabá, mas na internet, principalmente no Instagram, a coisa saiu de controle, e o FTC dos EUA entrou na brincadeira. Com medo de entrar em uma multa caprichada, o Insta está chamando seus maiores usuários e explicando que agora jabá deverá ser devidamente identificado.

7 anos atrás

vlcsnap-00001

A internet por muito tempo foi terra de ninguém para tudo: hoje muita coisa não pode mais, o bom e velho Processinho™ corre solto, mas a publicidade ainda estava liberada, e os anunciantes não perderam tempo em correr atrás de gente com muita visitação e nenhum pudor (não é o meu caso, eu tenho baixa visitação).

As agências reguladoras, que ao contrário do CONAR daqui não perdem tempo com bobagens, começaram a prestar atenção e a publicidade disfarçada está na mira dos órgãos responsáveis. O alvo zero? Instagram, e as ameaças são de multas altíssimas.

O grande problema é que marcas, que começaram mandando brindes e presentes agora contratam celebridades do Instagram para divulgar produtos em seu dia-a-dia, sem NENHUMA menção de que é uma ação paga. As meninas vêem o Justin Bieber usando uma lingerie nova, correm pra comprar.

Essa publicidade velada estava ficando descarada, todo mundo simplesmente ignora as regras. 93% dos anúncios no Instagram não seguem as diretrizes sugeridas, e isso vai mudar, agora que o FTC, a Federal Trade Commission, entrou na conversa.

O Instagram chamou alguns dos maiores perfis e criaram uma categoria específica de post, jabá agora virá com uma indicação explicita de conteúdo pago E nomeando o anunciante.

jabacule

Isso vai deixar muita gente descontente, principalmente aqueles jabazeiros que demonstram súbito interesse por uma série, faltando dois dias pra estréia, aí dois dias depois nunca mais mencionam. Sim, a Netflix é campeã em fazer isso.

A preocupação (das celebridades) é que o Facebook, que é dono do Instagram comece a querer a parte dele, afinal teoricamente eles não ganham nada quando uma Kardashian da vida anuncia um novo creme depilador de pés.

De qualquer jeito a medida é bem-vinda, por mais que no final não cause efeito nenhum, o seguidor fanático desse tipo de perfil é completamente cego para o mais descarado jabá.

Fonte: BuzzFeed.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários