Meio Bit » Arquivo » Internet » Reality Check: Google desiste de cobrir o mundo com os balões do Projeto Loon

Reality Check: Google desiste de cobrir o mundo com os balões do Projeto Loon

Google muda os planos do Projeto Loon: em vez de cobrir o mundo com seus balões, irão se focar em levar internet rápida e gratuita a quem de fato precisa.

7 anos atrás

Já se passaram quase quatro anos desde que o Google anunciou o Projeto Loon, um esforço da gigante das buscas para levar internet rápida e de qualidade a todos os cantos da Terra, de graça. Seus balões estratosféricos já se provaram bastante eficazes, permanecendo estacionados por dias em regiões com pouco ou nenhuma infraestrutura de rede (terrestre ou 4G) e para quem depende de conexões via satélite, se tornou uma mão na roda e tanto.

Entretanto a realidade é cruel. A ideia original de manter um fluxo constante de balões no ar, provendo conexão por tempo indeterminado infelizmente caiu por Terra, mas não reclame ainda: isso não significa que o projeto chegou ao fim.

A Unidade X da Alphabet Inc., chefiada pelo cientista da computação e PhD em IA Astro Teller é hoje a divisão responsável pelo Projeto Loon, e cabe a ele extrair o máximo do programa e obviamente torna-lo lucrativo, visto que o Google não faz nada por caridade. A bem da verdade o principal intuito com os balões não é fornecer conexão em si a quem não tem internet e sim fazer com que muita gente utilize seus computadores e dispositivos móveis para navegar e invariavelmente, consumam anúncios e as soluções Google, alimentando sua base de dados e mantendo os caixas da empresa cheios. É sempre bom lembrar que quase a totalidade da receita da companhia vem de ads, ainda que o Android domine quase 90% do market share de smartphones.

Por isso mesmo que segundo Teller o Projeto Loon precisa ser ajustado: ao invés de fornecer um fluxo constante de balões circulando a atmosfera, o programa agora se concentrará em uma melhor manobrabilidade dos mesmos para permitir que eles fiquem estacionados em regiões sem internet, levando conexão de dados aos lugares que realmente precisam.

https://www.youtube.com/watch?v=eHCKL-fCmk8

Project Loon – Improving Navigation

Como vai funcionar de agora em diante: os balões serão programados de modo a se deslocar para regiões específicas ao invés de ficarem para lá e para cá, passeando ao sabor das correntes atmosféricas. O Google aprendeu o suficiente para aperfeiçoar o sistema de navegação e dessa forma os balões deixarão de ser unidades burras; cada região pré-determinada contará com uma quantidade de balões suficiente para manter uma conexão constante para as pessoas que realmente não podem arcar com os custos, como em regiões esquecidas da África e do sertão brasileiro.

Em última análise, o Google poderá reduzir a quantidade de balões que deverá produzir pois só precisará de um número bem específico para cada região que deseja conectar à internet; em terra bastará fornecer o receptor gratuito específico ao moradores e pronto, internet gratuita e estável por um longo período de tempo (talvez até permanente, basta os técnicos da Unidade X substituírem aos poucos os balões já gastos) com todo mundo consumindo os ads de Mountain View.

Particularmente acho a decisão mais acertada. Com o foco concentrado em conectar quem realmente não tem acesso e precisa de internet, o Google poderá fornecer um serviço melhor e consequentemente fazer mais dinheiro com ele, o que proverá sua expansão e levará mais balões para quem precisa de verdade. Afinal, trabalhar para pobre é pedir esmola para dois e deixar os balões circulando a esmo se provou desperdício de tempo, potencial e dinheiro para todos os envolvidos.

Fonte: Bloomberg.

relacionados


Comentários