Meio Bit » Arquivo » Internet » Com o Perspective, Google pretende sanitizar finalmente os comentários de portais e blogs

Com o Perspective, Google pretende sanitizar finalmente os comentários de portais e blogs

Perspective é o novo algoritmo do Google que utiliza aprendizado de máquina para identificar e barrar comentários tóxicos em blogs e portais; API será oferecida a terceiros.

7 anos atrás

Trolls são uma praga e já sabemos disso. Por causa deles muitos fóruns de discussão e comentários em blogs e portais de notícias (esses são impossíveis) se tornaram um mar de lama onde não dá para sustentar uma conversa saudável com ninguém. São palavrões, ataques gratuitos, discursos de ódio e tudo o mais que você imaginar.

Por causa disso muitos domínios, como a NPR e o IMDB estão fechando seus canais de discussão, é preferível não ter mais o espaço do que manter um monte de trolls falando groselha e tão somente. No entanto há quam não concorde com isso.

O Google, assim como o Yahoo! está há tempos pesquisando maneira de coibir a ação dos trolls em comentários de sites, blogs e portais de notícias. Alguns meses atrás a companhia revelou um novo algoritmo do YouTube que filtra comentários automaticamente, jogando-os para a moderação de modo que o dono do canal decida o que fazer com eles. Agora MOuntain View esstá utilizando o que aprendeu e aplicando no Perspective, voltado para sites e blogs.

A ferramenta funciona de forma silimar ao algoritmo do YouTube: utilizando aprendizado de máquina a rede neural vai atribuir uma pontuação para cada comentário baseado em seu vocabulário, histórico de discussões passadas com que foi alimentado e análise de contexto, entendendo o sentido com que a frase foi dita. Dessa forma um palavrão utilizado de maneira positiva (por exemplo, elogiando a ação certeira de uma empresa no atendimento ao cliente) teria uma pontuação mais baixa do que a mesma palavra utilizada como um insulto.

A ferramenta identifica níveis de toxicidade em diferentes contextos, desde agressões diretas (as com maior pontuação) a comentários mais complexos, como críticas a grupos, empresas, pessoas públicas ou outros casos.

A beleza por trás do Perspective é que o Google pretende oferecê-lo como uma API a sites e serviços externos (Disqus por exemplo), e o The New York Times já vem testando a novidade por algum tempo. Como a página do jornal recebe cerca de 11 mil comentários todos os dias, uma ferramena do tipo ajudará a identificar comentários desagradáveis e ajudará a curadoria do site, que é manual (todas as mensagens passam por avaliação antes de serem aprovadas).

No momente o Perspective só funciona na língua inglesa e foi preparado apenas para identicar linguagem tóxica, mas há planos de no próximo ano prepara-lo para entender outras línguas e identificar comentários fora do foco dos artigos, ou que não acrescentam nada (seria o fim do spam? Esperamos que sim).

Fonte: Google Blog.

relacionados


Comentários