Meio Bit » Arquivo » Fotografia » F/stop × T/stop — explicação rápida

F/stop × T/stop — explicação rápida

Entenda a diferença entre F/stop e T/stop sem ficar maluco.

7 anos atrás

f-stop

Se você está começando a estudar fotografia a sério agora, então entender a abertura do diafragma é um dos seus desafios. A regulagem do dispositivo é dada por números estranhos (f/2; f/2,8; f/4; f/5,6) onde cada número acima indica que temos o dobro de luz e cada número abaixo indica que temos a metade da luz. Ser um número com uma proporção inversa também não ajuda. Quanto menor o número, mais luz está entrando. Quanto maior o número, menor a quantidade de luz.

O f/stop vem de uma conta simples. F/stop é igual à distância focal (mm) dividido pelo diâmetro da abertura do diafragma (mm). Porém, o que se deve ter em mente é que esse número é apenas teórico. Toda lente, independente da distância focal, que estiverem na mesma abertura de diafragma, deve (em teoria) deixar chegar até o sensor a mesma quantidade de luz. Mas, sabemos que isso não acontece, pois o F/stop não leva em conta a qualidade do cristal que está dentro dessa lente. Cristais melhores deixam passar mais luz, cristais ruins deixam passar menos luz.

Para saber a realidade temos um outro número, o T/stop. Esse T/stop mede a transmissão de luz de uma lente. Então ele seria o real, enquanto o f/stop é o teórico. Para a fotografia, saber o t/stop de cada lente não é essencial. O fotômetro da câmera tenta compensar essa diferença e o processo de pós-processamento da foto pode acertar a falta de luz. Porém, no vídeo isso não é tão fácil assim. Filmar com uma DSLR e utilizar várias lentes em um mesmo ambiente pode causar uma diferença de iluminação nas sequências filmadas que pode ser uma pequena dor de cabeça ao unir tudo na hora da edição.

Por isso que as lentes prime feitas especificamente para cinema (e que custam uma fortuna) trazem o t/stop e não o f/stop. Assim o cineasta pode ter a certeza de que está filmando com a mesma quantidade de luz, independente de uma abertura teórica da lente.

O YouTuber Wolfcrow colocou no ar no dia 25 de dezembro um pequeno vídeo explicando a diferença básica entre F/stop e T/stop. Vale a pena dar uma olhadinha. Mesmo sendo em inglês é fácil de compreender.

wolfcrow — T-Stops vs F-Stops: When to pick which

Quer aprender mais sobre diafragma, f/stop e t/stop? Então é só dar uma olhadinha em nosso canal no YouTube.

relacionados


Comentários