Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotógrafa oferece mil dólares de recompensa por cartão de memória roubado

Fotógrafa oferece mil dólares de recompensa por cartão de memória roubado

Fotógrafa americana é assaltada e perde todas as fotos de um casamento. Agora a solução é oferecer uma recompensa pela devolução.

7 anos atrás

Você, querido amigo fotógrafo profissional, já pensou na segurança de seus arquivos e equipamentos? Uma coisa que encontramos com muita frequência nos fóruns de fotografia pela internet são os colegas que perderam tudo em roubos e assaltos. Você sai para fotografar um casal e bandidos aparecem levando equipamento, relógios, carteiras e carros. Ou então você acaba de sair de um casamento com todas as câmeras penduradas no corpo e é surpreendido por um assalto. Ou mesmo pessoas que arrombam sua casa, ou estúdio, e levam tudo o que levou uma vida para construir.

Para equipamentos existem soluções. Temos várias empresas de seguros no Brasil que fazem planos para equipamentos fotográficos. Tanto para roubos quanto para manutenção. Se você trabalha profissionalmente é sua obrigação ter os equipamentos com seguro para qualquer eventualidade. Mas, e quanto às imagens? Ser assaltado depois de um evento e perder as fotos junto com a câmera não tem dinheiro que pague. Além do fato de ficar sem equipamento você ainda passa pela real possibilidade de ser processado. Pura ilusão acreditar que seus clientes vão entender sua situação. Eles vão exigir que você tivesse tomado precauções.

Sim, elas existem. Muitos fotógrafos tiram os cartões de memória das câmeras e escondem nos bolsos da roupa. Já fiquei sabendo de um que coloca tudo na meia. Outra possibilidade é levar um notebook (ou unidade portátil de armazenamento) para a festa e fazer backup de tudo logo após o evento e mandar outra pessoa ir embora com o notebook e você com os cartões. Em carros e caminhos diferentes. Pode parecer um grande excesso de zelo, mas é justificado.

Vejam só o que aconteceu com a fotógrafa Amanda Tung de San Francisco. Ela tinha acabado de fotografar um casamento no dia 17 de julho, onde a sessão de fotos foi finalizada na prefeitura da cidade. Ao terminar, ela e o assistente estacionaram o carro ao lado de um playground infantil para utilizar o banheiro. Ao voltarem para o carro, 10 minutos depois (por volta das 18:30, segundo ela) a janela do veiculo estava quebrada e a mala com os equipamentos havia sumido.

Amanda perdeu US$ 15 mil em equipamentos, mas esta não é sua principal preocupação. Ela também perdeu os arquivos com todas as fotos do casamento que havia fotografado alguns momentos antes. Imagens que não podem ser refeitas, pois representam um momento único. Amanda e o assistente passaram algumas horas procurando nos arbustos, latas de lixo e até em lojas de penhores para certificar que os ladrões não jogaram fora os cartões. Mas, como não tiveram resultado, a fotógrafa decidiu pagar uma recompensa pela devolução.

Amanda vai pagar US$ 1.000,00 para quem devolver os cartões e promete não fazer perguntas. Como parte do controle de danos ela está oferecendo uma nova sessão ao casal com um quarto de hotel incluso, vestido de noiva e maquiagem. Mas, ela espera que a recompensa tenha algum efeito e as fotos retornem. Infelizmente não vejo um final feliz para essa história.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários