Meio Bit » Arquivo » Internet » Finja surpresa: Facebook vai erguer uma paywall ao redor dos Instant Articles

Finja surpresa: Facebook vai erguer uma paywall ao redor dos Instant Articles

Facebook confirma que plataforma Instant Articles passará a cobrar assinatura dos usuários que desejarem consumir notícias; modelo deve oferecer dez artigos gratuitos antes de erguer a paywall.

7 anos atrás

O Facebook vai adotar uma nova estratégia para fazer mais dinheiro: em breve os Instant Articles, a plataforma dedicada para veiculação de notícias será convertida em um modelo tradicional com paywall, e o usuário só terá acesso se abrir a carteira.

Durante a conferência Digital Publishing Innovation Summit, que ocorre em Nova Iorque a diretora do Facebook Campbell Brown confirmou boatos anteriores de que a rede social preparava um modelo de acesso pago para o consumo de notícias, atendendo os pedidos dos próprios portais e veículos tradicionais que não estão nada contentes com o atual modelo de monetização, que permite a exibição de anúncios mas libera o acesso irrestrito às histórias.

Segundo Brown, uma das maiores reclamações que o Facebook ouvia em negociações com jornais, revistas e outros grandes veículos (e consequentemente os maiores parceiros do Instant Articles) era referente à implementação de uma paywall, forçando o usuário da rede social a pagar para continuar lendo as histórias. Esses parceiros, jornais principalmente vêm enfrentando o êxodo de seus leitores e convenhamos, eles odeiam o formato libertário da internet e fazem de tudo para ou impedir o livre acesso, colocando restrições em seus próprios sites. A maioria dos grandes portais não permite o consumo livre de notícias, e por causa disso o modelo do Facebook não agradava.

É preciso lembrar, entretanto que a plataforma não agrega apenas grandes portais e revistas. Qualquer um minimamente interessado pode incluir suas histórias na plataforma, bastando para isso seguir regras de formatação para adequar suas publicações. É um pouco mais livre que o Apple News, este bem mais fechado: só certos veículos entram e não só há limites para histórias a serem publicadas, como a própria Apple faz curadoria e decide o que pode e o que não pode ser veiculado. Mesmo assim a maçã flexibilizou a plataforma, permitindo que cada um pudesse cobrar assinaturas dos usuários se assim desejassem.

O Facebook vai além: os Instant Articles se tornarão uma plataforma totalmente fechada, colocando atrás de uma paywall tanto a Velha Mídia quanto os que aceitaram publicar seus textos no novo formato, mesmo que não cobrem do usuário. A rede social estuda permitir que o leitor consuma até 10 publicações antes de barrar o acesso, passando a exigir uma assinatura para abrir a porta novamente.

A preocupação do Facebook é proteger os interesses de seus principais parceiros e consequentemente, ganhar mais dinheiro com a veiculação de notícias. A dúvida fica por conta dos pequenos canais presentes nos Instant Articles, que aderiram pela novidade e visibilidade: eles serão remunerados ou o acordo só diz respeito aos grandes canais de mídia? Em caso negativo a plataforma deixa de ser interessante para sites de menor alcance e blogs, visto que seu leitor dificilmente se sentirá propenso a pagar por algo que ele pode consumir de graça por outros meios.

E esse será provavelmente o resultado final dessa empreitada: grande parte dos usuários dos artigos instantâneos deixarão a plataforma, pois podem continuar lendo as mesmas notícias por outros meios. Pior para a Velha Mídia.

Fonte: The Street.

relacionados


Comentários