Meio Bit » Arquivo » Internet » Casa Branca abre vagas para jornalistas participarem via Skype de coletivas

Casa Branca abre vagas para jornalistas participarem via Skype de coletivas

Casa Branca cria quatro vagas para jornalistas que não estão em Washington participarem das coletivas de imprensa através do Skype, com os mesmos direitos dos demais.

7 anos atrás

A Casa Branca está com inquilino novo, e nesse ínterim diversas modificações vêm sendo feitas aqui e ali de modo a deixar tudo de acordo com o homem-cenoura Donald Trump. Uma das mais curiosas, no entanto diz respeito a como as coletivas de imprensa serão conduzidas de agora em diante: quatro vagas foram abertas para uso do Skype, em caso de jornalistas que não estejam presentes em Washington.

As vagas valem no caso para as conferências diárias do Secretário de Imprensa da Casa Branca e porta-voz oficial Sean Spicer. A ideia é dar oportunidades a veículos de imprensa que não possuam correspondentes na capital federal e que não podem se deslocar frequentemente a fim de cobrir os pronunciamentos. É uma iniciativa interessante, visto que dadas as limitações apenas veículos que podem dispor de um jornalista só para isso ou aqueles localizados em Washington D.C. tinham passe permanente às coletivas. Os jornalistas "virtuais" terão os mesmos direitos que os presenciais, podendo fazer perguntas livremente e a única exigência é uma distância mínima de 80 km da cidade.

Spicer se referiu diretamente ao Skype como ferramenta de uso pelos jornalistas, que deverão se inscrever previamente para tentar garantir uma das quatro vagas. As medidas chegam após as duras críticas de Trump à imprensa tradicional (que ele classifica geralmente como um monte de besteira) e à ideia de transferir a Sala de Imprensa para um edifício adjacente, liberando a Ala Oeste da Casa Branca que é normalmente destinada para esse fim. A justificativa é novamente permitir maior acesso dos jornalistas às coletivas.

Indiretamente a Microsoft irá se beneficiar bastante com tal medida. Com o Skype sendo escolhido como a ferramenta oficial para estabelecer contatos entre jornalistas e a Casa Branca, a solução ganhará ainda mais visibilidade e agora Nadella poderá se gabar de que tem uma solução aprovada pelo Departamento de Imprensa dos Estados Unidos. É uma publicidade muito bem-vinda principalmente agora, em que o Skype é capaz de traduzir conversas em tempo real.

Fonte: CBS.

relacionados


Comentários