Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Demon's Souls enfim terá seus servidores desligados

Demon's Souls enfim terá seus servidores desligados

Sony e Atlus anunciam o desligamento dos servidores do Demon's Souls e com isso temos apenas poucos meses para aproveitar a porção online de um dos jogos mais inovadores dos últimos anos.

6 anos atrás

Existem jogos cujos sucessos comerciais dependem quase que exclusivamente de uma boa campanha de marketing, mas no caso do Demon's Souls, foi o boca-a-boca e é claro, seu alto nível de qualidade que o tornou tão popular.

Lançado sem muito alarde para o PlayStation 3 japonês em fevereiro de 2009, aquele jogo da From Software era muito diferente de tudo o que existia: com uma atmosfera opressiva, uma jogabilidade simples mas funcional, um nível de dificuldade bastante punitivo e um modo multiplayer simplesmente fantástico. Essa mistura foi suficiente para conquistar muitos admiradores, mas uma parte dela infelizmente ganhou data para morrer.

Conforme anunciado na conta oficial do jogo no Twitter, no dia 28 de fevereiro o Demon's Souls infelizmente perderá sua porção online e embora isso não nos impedirá de continuar explorando as terras de Boletaria, a experiência definitivamente nunca mais será a mesma.

O problema é que quando os servidores do título forem desligados, perderemos acesso não só ao multiplayer cooperativo e competitivo, mas também a recursos que tornaram o jogo único, como escrever e ler mensagens deixadas por outros jogadores pelo cenário e saber onde eles morreram. Pode parecer pouco, mas qualquer pessoa que já jogou algo da franquia Souls, sabe que esses elementos são importantíssimos.

A princípio imaginou-se que o desligamento aconteceria apenas no Japão, onde a Sony ficou responsável por distribuir o jogo, porém, o pessoal da Atlus confirmou o mesmo destino para a versão americana do Demon's Souls. Caso tenha esquecido, isso era para ter acontecido lá em 2012, mas a editora ouviu as lamentações e voltou atrás. No entanto, parece que agora o fim da parte online do jogo é mesmo inevitável.

Eu não sei dizer se os servidores do Demon's Souls ainda continuam habitados, mas por se tratar de um título lançado há oito anos e para uma plataforma que há muito foi substituída, chega a ser uma surpresa saber que eles ainda eram mantidos funcionando.

Isso me fez lembrar que nunca cheguei a terminar o jogo, mesmo o considerando um dos melhores da geração passada. Diante da notícia, até cheguei a pensar em aproveitar para corrigir essa falha, mas sei que provavelmente ficarei apenas na vontade mesmo.

relacionados


Comentários