Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Silent Hawk — a moto stealth de forças especiais (e inevitável DLC do Modern Warfare)

Silent Hawk — a moto stealth de forças especiais (e inevitável DLC do Modern Warfare)

Como surpreender terroristas? Você pode juntar todo mundo atrás do sofá e quando ele entrar em casa cantar parabéns pra você, ou pode fazer uma incursão com forças especiais usando a Silent Hawk, uma supermoto elétrica 100% silenciosa, cortesia da DARPA…

7 anos atrás

gale004119

Mas essa eu DUVIDO você lembrar sem Google.

Em filmes toda operação de tropas especiais dá errado no momento da incursão, e os caras saltam uns 200 km longe do objetivo, e 2/3 do tempo de tela são gastos mostrando o grupo caminhando pelo interior do Afeganistão, Iraque, Coréia do Norte e outros lugares que misteriosamente são indistinguíveis do Sul da Califórnia. 

Na vida real quanto mais perto você começar, melhor. Também é bom não ser visto ou ouvido. Motos são excelentes veículos para vencer rapidamente distâncias em terreno off-road, mas têm o inconveniente de fazer muito barulho.

A pesquisa de alternativas chegou a um conceito bem interessante para manter as vantagens das motos, sem o problema de avisar todo mundo num raio de 300 km que você está chegando. Financiada pela DARPA, a Silent Hawk é uma moto elétrica, mas não torça o nariz.

motodomal

Em verdade ela é híbrida, com várias vantagens. Pode chegar a 130 km/h se o terreno colaborar, é off-road e só na bateria anda quase 20 km. O motor convencional é usado para recarregar as baterias, prover tração E carregar os gadgets que os soldados modernos dependem.

Mais ainda: assim como aquele seu tio cachaceiro, a Silent Hawk bebe de tudo. Ele funciona com gasolina, diesel e combustíveis de aviação como JP5 e JP8. Ou seja: em caso de emergência é tranquilo roubar combustível do que quer que abasteça os carros do inimigo.

Ah sim, ela também tem tração nas duas rodas, e é MUITO silenciosa. Uma moto comum chega fácil a mais de 88 decibéis. A Silent Hawk não emite mais que 55. Quanto são 55 decibéis? Um gato ronronando.

A estratégia é seguir com o motor normal até uns 15 km do alvo, aí eles acionam o motor elétrico, e vão só no sapatinho. Achmed nunca vai saber o que o atingiu.

Para dar uma idéia do silêncio, veja esta Harley elétrica que segundo os projetistas é extremamente barulhenta, feita para chamar atenção:


Cycle World — Harley-Davidson LiveWire Electric Motorcycle test ride

Por enquanto a Silent Hawk ainda está muito pesada, o motor está sendo reprojetado para compensar isso, ao menos são as informações públicas. Provavelmente algo bem mais avançado já está em uso, nos desertos da vida.

Fonte: Popular Science.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários