Meio Bit » Arquivo » Games » Carro autônomo no GTA V é a nova estrela do Twitch

Carro autônomo no GTA V é a nova estrela do Twitch

Conheça Charles, um carro controlado por inteligência artificial no Grand Theft Auto V e quem tem conquistando milhares de seguidores no Twitch.

7 anos atrás

A internet está repleta de astros improváveis, de situações que poucos apostariam que se destacariam na enxurrada de informações compartilhadas pela grande rede e um dos casos mais recentes a conseguir chamar a atenção das pessoas atende pelo nome Charles. Mas não, essa não é uma pessoa que fez alguma gracinha na web ou usou alguma rede social para provocar os outros. Charles é um carro, um veículo controlado por uma inteligência artificial no Grand Theft Auto V.

Criado pelo programador Harrison Kinsley, as desventuras de Charles vem sendo transmitidas 24 horas por dia através da conta do sujeito no Twitch e rapidamente o canal ganhou milhares de seguidores. A qualquer momento é possível ver dezenas, centenas de pessoas conversando na página do vídeo, com os espectadores comentando as ações do carro e principalmente, se divertindo com o que está acontecendo.

De acordo com Kinsley, a primeira versão da sua criação ainda não é capaz de aprender, tratando-se apensas de um teste. O autor admite que não imaginava que tanta gente gostaria de assistir o vídeo, mas que no futuro ele espera implementar um sistema de auto-aprendizado. Outra melhoria que o Charles deverá receber é a capacidade de enxergar cores (hoje ele vê assim) e se tudo correr como esperado, um dia veremos o modelo de um pedestre e outro de um helicóptero autônomo.

O interessante é que mesmo indo de um lado para o outro e reagindo ao ambiente, Charles só consegue enxergar um frame de cada vez, com o carro não tendo nenhum tipo de memória. O autor afirma que tentou implementar isso, mas que além disso exigir muita capacidade de processamento, tal tarefa tem sido bastante complicada e que por enquanto seus os avanços tem funcionado na base de tentativa e erro.

Mesmo com o Charles não parecendo o mais habilidoso dos motoristas e estando longe de ser um KITT, assistir a transmissão é algo extremamente viciante, talvez pelo simples fato de sabermos que não é uma pessoa que está fazendo aquilo. Em determinados momentos até nos pegamos torcendo para o carrinho, agora imagine se ele começar a aprender com seus erros?

Para saber como a inteligência artificial do Charles funciona, recomendo dar uma olhada neste site.

relacionados


Comentários