Meio Bit » Arquivo » Mobile » Apple reajusta preços dos apps em até 25% no Reino Unido. Thanks, Brexit

Apple reajusta preços dos apps em até 25% no Reino Unido. Thanks, Brexit

Flutuação da libra esterlina causada pelo Brexit força Apple a reajustar preços dos apps na App Store em até 25%; valor mínimo sobe de £ 0,79 para £ 0,99.

7 anos atrás

O preço do Brexit não demoraria a chegar para o cidadão do Reino Unido. Com iminente a saída da União Europeia a situação da libra esterlina não anda muito bem das pernas. Só ontem a moeda recuou para o mínimo de três meses atrás (em torno de US$ 1,1983; mas já se recuperou), com a confirmação nesta terça-feira de que a desconexão com o bloco será feita da maneira mais radical possível: o país deixará o mercado comum e a união aduaneira, e negociará um acordo com a UE como qualquer outra nação de fora.

Com a perda de valor frente ao dólar não é de espantar que um dos efeitos colaterais será o inevitável reajuste nos preços dos bens de consumo, principalmente gadgets. E a Apple saiu na frente, reajustando o preço dos softwares na App Store.

A maçã emitiu um comunicado direcionado aos desenvolvedores do Reino Unido, lembrando que as regras para a definição dos preços dos apps dependem de diversos fatores; práticas comerciais, impostos e nesse caso, flutuações cambiais influenciam diretamente no valor final dos aplicativos. Como o valor da libra está muito próxima do euro e não muito distante do dólar, a companhia achou por bem reajustar progressivamente todos os preços dos apps vendidos em sua lojinha.

Dentro dos próximos sete dias, um app que custava o valor mínimo de 79 pence passará a valer £ 0,99 ou US$ 1,22 em valores de hoje. Os fixados em £ 1,49 foram reajustados para £ 1,99 e games normalmente vendidos a £ 7,99 (como é o caso de Super Mario Run) agora custam £ 9,99. Basicamente a lógica dos preços passará a ser dolarizada; é certo que microtransações também serão reajustadas e o aumento dos preços também é esperado na iTunes Store, na iBooks Store, no Apple Music e na Mac App Store. Pacote completo, por assim dizer.

A terra da rainha não é único país a enfrentar reajustes nos preços: os valores na Índia e na Turquia também estão sendo reajustados, o primeiro por conta de aumento de impostos e o segundo por desvalorização da lira, a moeda turca.

Logo, se você é um desenvolvedor e distribui seus apps globalmente é bom ficar atento às mudanças nesses países. Já para os cidadãos britânicos em especial, só lamento.

Fonte: The Guardian.

relacionados


Comentários