Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Apple dobra aluguel de filmes no iTunes de 24 para 48 horas (mas sem download em 4K)

Apple dobra aluguel de filmes no iTunes de 24 para 48 horas (mas sem download em 4K)

Apple dobra o prazo para assistir um filme alugado no iTunes de 24 para 48 horas, mas usuários não poderão fazer download de conteúdo em 4K, pelo menos por enquanto.

6 anos e meio atrás

A Apple não tinha nenhuma novidade relevante a apresentar com a nova Apple TV, tornar sua caixinha compatível com 4K, HDR10 e Dolby Vision era o mínimo esperado visto que todos os seus concorrentes saíram na frente nesse quesito. A jogada de mestre da maçã foi mirar na fidelização do consumidor ao focar no conteúdo, oferecendo filmes em 4K pelo mesmo preço que os em 1080p (com direito a atualização gratuita da biblioteca de quem já comprou conteúdo anteriormente).

Apesar da Apple TV vender consideravelmente bem ela ainda é vista como um "hobby" pela companhia, ele é o quarto dispositivo inteligente de conteúdo para televisores na preferência dos americanos (o primeiro é obviamente o Chromecast, seguido pela família fireTV da Amazon e pelo Roku, que é o mais usado no país mesmo vendendo menos) e seu preço definitivamente não é dos mais atraentes (a partir de US$ 179 na versão 32 GB com 4K, ou US$ 149 na geração anterior apenas Full HD). Como tudo vindo da Apple ele é um produto de nicho, voltado principalmente para quem já está inserido no ecossistema da maçã.

Assim a Apple foca no conteúdo, oferecendo a possibilidade de rodar games do iOS na TV e uma biblioteca do iTunes vasta, agora com filmes em 1080p e 4K pelo mesmo preço para quem quiser comprar ou alugar. Nesse último o contrato vale por 30 dias, mas uma vez iniciada a transmissão você tem 24 horas para termina-la ou o aluguel expira. Ou ao menos era assim até agora: a Apple conseguiu mais uma mamata com seus parceiros e dobrou o período de exibição para 48 horas (a princípio apenas nos EUA), ideal para os dispersos e distraídos que começam a assistir algo, não terminam e depois se lembram que o prazo acabou.

Você pode alugar (ou comprar) filmes da mesma maneira de sempre, acessando o iTunes através da Apple TV, dispositivos iOS, Macs ou computadores com Windows com a opção de baixar para seu dispositivo ou assistir via streaming, só que há algumas limitações referentes ao conteúdo em Ultra HD: o formato é disponível (ao menos num primeiro momento) apenas para transmissão e não para download. A Apple informa que dependendo das circunstâncias o usuário poderá salvar cópias de filmes adquiridos compatíveis com HDR e Dolby Vision, mas no máximo em 1080p.

Considerando que os estúdios e detentores de direitos autorais não queriam de jeito nenhum oferecer filmes em Full HD e 4K pelo mesmo preço, é possível que esta foi a condição imposta à Apple para oferecer uma vantagem no serviço da maçã frente os demais. Se vai permanecer assim, cabe ao tempo (e contratos) dizer.

Fonte: Apple, aqui e aqui.

relacionados


Comentários