Meio Bit » Arquivo » Mobile » Apple ARKit vai dar muito trabalho para Google Tango e Microsoft Hololens

Apple ARKit vai dar muito trabalho para Google Tango e Microsoft Hololens

ARKit, o SDK da Apple para Realidade Aumentada está fazendo a cabeça dos desenvolvedores e se mostra mais poderoso do que os concorrentes Google Tango e Microsoft Hololens, principalmente por não exigir hardware específico.

7 anos atrás

apple-arkit

O Google e a Microsoft têm no Tango e no Hololens seu poderosos projetos para Realidade Aumentada, mas enquanto o primeiro engatinha para tornar-se um produto para o consumidor final, o segundo vai demorar e muito para chegar nessa marca. Só que a Apple, como sempre não quer esperar e com o ARKit, apresentado na WWDC 2017 ela introduz um SDK tão poderoso quanto o de seus concorrentes.

Na verdade mais, já que ele não exige hardware especializado e entrega resultados muito bons, como os desenvolvedores podem atestar.

Atualmente o Google Tango passa por uma série de percalços para se tornar popular. O Google depende das OEMs parceiras que desejem lançar dispositivos compatíveis, geralmente com um kit de câmeras duplo e sensores específicos para mapeamento de ambientes que permitam a reprodução de construtos virtuais. Atualmente apenas o Lenovo Phab 2 Pro, lançado em 2016 é compatível com a tecnologia e o Zenfone AR, anunciado na CES 2017 ainda não deu o ar de sua graça.

A Microsoft, por sua vez está totalmente focada em fazer do HoloLens uma solução para profissionais, desenvolvedores de ponta e clientes corporativos que possam pagar US$ 3 mil, e mesmo assim precisam apresentar projetos realmente relevantes para a plataforma. A culpa é o trauma que Redmond sofreu com o Kinect, onde fizeram tudo errado e por pouco não repetiram a dose com seu HMD; um golpe de realidade de seus parceiros comerciais de grande porte levou a companhia a redirecionar todo o projeto, e talvez um dia ele seja lançado para o consumidor final. Só que isso vai demorar, e muito.

A Apple se aproveitou da cautela de seus rivais e queimou a largada, apresentando um kit de desenvolvimento verdadeiramente poderoso: o ARKit não é muito diferente das soluções de RA do Google e da Microsoft, mas possui uma diferença crucial em sua filosofia, ele resolve tudo por software e não depende de hardware específico para mapeamento de ambientes. Isso nem chega a ser uma surpresa, entra ano, sai ano e a câmera presente no iPhone figura entre as mais poderosas incluídas em smartphones, perdendo de leve paras presentes nas linhas S e Note da Samsung. E vale mencionar que em ambos os casos temos conjuntos simples e não duplos.

O resultado é que os desenvolvedores estão desde já brincando com o ARKit, utilizando os iGadgets disponíveis para implementar suas criações em Realidade Aumentada sem a necessidade de utilizar um conjunto mais elaborado de hardware. Qualquer iPhone ou iPad pode participar da brincadeira, e os resultados são muito bons como se pode atestar nos vídeos abaixo.

Por exemplo, que tal controlar o pouso da Falcon 9 no seu quintal com seu iPhone? Com o SDK é possível:

Tomás García — Falcon 9 landing at the ASDS / ARkit Demo

Você pode jogar Minecraft em tempo real…

MatthewHallberg — Apple ArKit Augmented Reality MINECRAFT

Ou ter algo muito útil no dia a dia sempre à mão, uma trena em RA:

laanlabs — AR Measure App Demo - Augmented reality tape measure

[Dica nos comentários] este demo poderia muito bem ser utilizado nas escolas para ensinar astronomia, apresentando os planetas em escala de tamanho e distância (thanks Shimatai):

https://www.youtube.com/watch?v=2xrVFDRJ8HQ

Kru M — Basic SceneKit application with ARKit demo Part 2

O site Made With ARKit já compila uma série de criações dos desenvolvedores, não deixe de conferir. Basicamente os devs estão adorando o novo brinquedo, e quando o iOS 11 é certeza que teremos uma enorme quantidade de apps compatíveis disponíveis logo de cara, rodando em iGadgets novos e antigos.

Isso significa que o Tango e o HoloLens estão com os dias contados? Nada disso. O ARKit, dependendo da capacidade de hardware dos próximos iPhones e iPads vai forçar Google e Microsoft a se coçarem e correrem atrás do prejuízo (a primeira principalmente, Redmond não tem tanta pressa e seu foco está em outro lugar), forçando o desenvolvimento de melhores tecnologias para RA de modo a não ficar para trás e perder público para a maçã. No fim poderemos ver um Tango mais refinado e uma maior variedade de produtos disponíveis no mercado, o que será bom para todo mundo.

Fonte: 9to5Google.

relacionados


Comentários