Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adobe lança a última versão standalone do Lightroom

Adobe lança a última versão standalone do Lightroom

E chegou o dia. A Adobe lança a última grande atualização para o Lighroom 6. De agora em diante só o Creative Cloud terá atualizações.

6 anos atrás

Eu comecei a utilizar o Lightroom desde a versão inicial. Garanto para vocês que não foi fácil. Eu, e os outros fotógrafos, estavamos muito acostumados ao fluxo de trabalho com o Photoshop. Os atalhos já estavam decorados, as ferramentas eram familiares e sair da zona de conforto não era fácil. Mas, o Lightroom tinha um atrativo muito interessante. Era um software Adobe possível de ser comprado pelos meros mortais. Sair do software pirata era um grande desejo. Então me forcei a reaprender a editar fotos e me acostumar com o fundo preto do software (na época o Photoshop tinha um fundo branco e a coloração do Lightroom me tirava do sério).

Hoje tudo evoluiu. Ter Photoshop e Lightroom original é uma possibilidade para todo mundo. E quem não tem é mesquinho mesmo. Tudo on-line e com ótimas oportunidades de atualização. Mas, tem quem goste das versões standalone, aquela que você compra fechadinha em uma caixa e não depende de uma assinatura mensal. Para essa galera temos uma triste notícia. A Adobe acaba de lançar a última versão standalone do Lightroom. A versão 6.14 chega ao usuário, segundo a Adobe, para oferecer aos clientes da versão perpétua suporte adicional para câmeras, suporte a perfil de lentes e erros de endereço que foram introduzidos em versões anteriores do Lightroom.

Porém, de agora em diante, essa versão do Lightroom não terá suporte futuro para câmeras que ainda não foram lançadas. Mas, não se desesperem, pois a Adobe possui uma solução para quem não planeja entrar no sistema de assinaturas. Pensando nas pessoas que vão ficar paradas nessa versão, a empresa indica o Adobe DNG Converter. O programa é gratuito e com versões para PC e Mac e, ao contrário desta última versão do Lightroom, possui constante atualização com suporte para novas câmeras. Usar é simples. Ele importa os seus arquivos RAW diretamente do cartão de memória e já converte em DNG em seu computador.

A vantagem de manter um Lightroom standalone é não depender do sistema de assinaturas para manter seu software. Porém, ficar parado no tempo não é bom. Os processos de edição vão melhorando conforme a evolução do software e você pode estar perdendo a oportunidade de ter um arquivo final muito melhor.

Quem possui o Lightroom 6 já deve ter recebido o aviso de atualização. Se não recebeu é só ir aqui e baixar. Se você não tem o programa e quer comprar uma cópia é só entrar em sua conta Adobe, ir até o catálogo de produtos e clicar em comprar na opção do Lightroom 6. Infelizmente o preço do software não aparece para quem é assinante do Creative Cloud, mas é possível achar por R$ 799,00 em alguns revendedores.

relacionados


Comentários