Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adeus Adobe Creative Suite

Adeus Adobe Creative Suite

No dia 9 de janeiro a Adobe encerrou a venda do Creative Suite. Agora só é possível adquirir os seus produtos através de assinatura mensal.

7 anos atrás

Quando comecei com os primeiros passos na fotografia digital (e no começo foi apenas escaneando os negativos no laboratório fotográfico), todos diziam que eu precisava ter o Adobe Photoshop em meu computador. Fiquei curioso e fiz algumas pesquisas. O valor, no momento, era proibitivo para um mero fotógrafo como eu, mas existiam algumas possibilidades. Várias revistas de fotografia que estavam surgindo na época forneciam CDs com versões limitadas do programa, ou até versões antigas. Foram meus primeiros passos no Photoshop.

O problema do valor do programa foi totalmente resolvido com o sistema de assinatura do Creative Cloud (CC) que possibilitou o acesso ao programa para todos, desde grandes empresas até fotógrafos amadores. Não existe hoje uma desculpa para você utilizar uma versão pirata do programa em seu computador. Porém, ainda existia, até o dia 9 de janeiro, a opção de você comprar a versão stand-alone do Creative Suite. O Photoshop CS6, um programa de 4 anos de idade e que não teve nenhuma atualização nos últimos tempos, ainda estava sendo vendido no site da Adobe.

Mas, isso acabou. O CS6 foi finalmente retirado do site da Adobe e agora a única opção disponível para quem quer utilizar o Photoshop é uma assinatura do Creative Cloud. Não vejo motivo para alguém chorar por este motivo. O Creative Cloud é muito mais adaptável a suas necessidades, possuí preço aceitável e você sempre terá um programa atualizado e com novas ferramentas sendo adicionadas sem a necessidade de comprar uma nova versão dos software.

Por enquanto ninguém falou nada sobre o Lightroom. O software é vendido nas duas opções e não há previsão de que isso mude. Mas, a Adobe já aplica algumas ferramentas no Lightroom CC que não existem na versão 6 do software. Não seria surpresa essa decisão ser tomada na próxima grande atualização do software. No ano de 2016 a Adobe teve um crescimento de 22% em seu faturamento e fechou o ano com ganhos de US$ 5,85 bilhões.

Muita gente reclamou e esperneou quando o sistema de assinaturas foi colocado em prática. Mas, acho que deu certo. Hoje é possível adquirir o Creative Cloud no Brasil para utilização de Photoshop e Lightroom por R$ 42,00 por mês (plano anual).

Fonte: Petapixel

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários