Meio Bit » Arquivo » Internet » YouTube não foca mais

YouTube não foca mais

YouTube introduz nova ferramenta de blur personalizado que permite desfocar qualquer elemento em um vídeo, esteja ele parado ou em movimento

8 anos atrás

foca-em-mim

O Google, tirando os óbvios problemas com bandinhas mequetrefes que saem distribuindo strikes a torto e direito,entre outras outras coisas do tipo costuma trabalhar bastante para cumprir as regras jogodo dos direitos autorais e de imagem. Há o caso de pessoas que são capturadas em vídeos aleatórios, muitas vezes feitos por pessoas comuns que não querem ser expostos. O Street View é a mesma coisa.

Basicamente pessoas querem direito à privacidade em ambientes públicos, algo que só faz sentido se pensarmos no escopo de proteger a pessoa ou de evitar que terceiros lucrem com sua fuça. Claro, a desculpa precisa ser convincente em primeiro lugar.

O Street View borra placas de carro, números de residência e normalmente apaga o rosto de todo mundo capturado por suas câmeras, mas e o YouTube? Não dá para o Google passar de vídeo em vídeo aplicando blur em todo o material que os usuários hospedam. Logo, por que não oferecer uma ferramenta “simples”?

Em 2012 Mountain View introduziu no YouTube um recurso que permite ao uploader borrar todos os rostos presentes nos vídeos com um único clique, mas e quanto a outros elementos, que podem ser (e muitas vezes são) utilizados para identificar pessoas? Para isso temos agora a ferramenta de blur personalizado.

blur-001

Para usá-lo você sobe o vídeo, vai em Melhorias e seleciona a ferramenta, dentro das opções de desfocamento. Com o mouse você desenha um quadrado em torno do item a ser borrado (pode ser uma placa, uma marca, etc.) e o algoritmo define o período em que ele permanece no vídeo, travando o blur nele. O recurso funciona muito bem mesmo com elementos em movimento. Claro, o usuário pode redefinir início e fim do blur, ajustar o tamanho da área ou mantê-la fixa em um vídeo onde o elemento indesejado não se move.

blur-002

O Google diz que o blur personalizado foi feito pensando nas pessoas que querem permanecer anônimas, mas é óbvio que os usuários poderão usar a ferramenta de diversas maneiras. E com isso Mountain View incentiva o usuário a sempre capar coisas indesejáveis dos vídeos, livrando usuário e empresa de dores de cabeça desnecessárias.

Fonte: YouTube Creator Blog.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários