Meio Bit » Arquivo » Mobile » Smartphones da Xiaomi vão identificar músicas só com seus murmúrios

Smartphones da Xiaomi vão identificar músicas só com seus murmúrios

Parceria entre ACRCloud e Xiaomi vai permitir que smartphones da empresa chinesa reconheçam músicas bastando apenas cantarolar a melodia

8 anos atrás

Sabe aquela música que não sai da sua cabeça, que você gostaria de saber o nome mas não conhece a letra? Bem, se ao menos você conseguir reproduzir a melodia a Xiaomi em breve poderá te ajudar: ela logo irá embutir em seus smartphones um novo software de identificação de canções que é preciso o bastante para funcionar apenas com a melodia, do jeito que você preferir cantar.

Crash Test Dummies / Xiaomi / ARCLoud

A proposta é parecida com o que o SoundHound faz embora nas entranhas ambos sejam bem diferentes: enquanto o app já estabelecido depende de um extenso banco de dados aberto e editável tal como a Wikipédia (ele faz uso dos murmúrios que a comunidade manda para o serviço), a Xiaomi pretende fazer com que seu programa embarcado funcione na base de um algoritmo de reconhecimento per se, capaz de ouvir a melodia, fazer uma varredura na net, identificar a música e entregar ao usuário todas as informações pertinentes.

Para esse exercício de desenvolvimento de redes neurais a Xiaomi fechou uma parceria com a ACRCloud, uma startup chinesa especializada em reconhecimento de áudio e veiculação de ads, entre outros serviços que fornece sua expertise para empresas como Spotify, Deezer e Apple, entre outras.

Baby with headphones / Xiaomi / ARCloud

Como vai funcionar: o software da ACRCloud vai captar seus balbucios, murmúrios ou lalalás da música que você quer saber, o algoritmo fará uma busca refinada na nuvem e comparará todos os resultados possíveis. Claro que as possibilidades de falso positivo são grandes, mas as soluções da empresa já são confiáveis neste ponto e de qualquer forma, a ideia é que o algoritmo aprenda cada vez mais. Trabalho feito, o software retorna a música com dados como artista/banda, nome da canção, álbum e etc.

A ACRCloud espera superar a tecnologia do SoundCloud e desde já fica à frente do Shazam, que é embarcado no iOS e funciona como a base de dados da Siri na hora de identificar músicas, mas que não reconhece murmúrios. A Xiaomi pretende embutir a novidade na sua linha de smartphones em breve; caso os testes que estão sendo realizados sejam bem sucedidos, a linha de março já pode contar com a novidade.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários