Meio Bit » Arquivo » Hardware » VLC agora roda no HoloLens e isso é uma péssima idéia

VLC agora roda no HoloLens e isso é uma péssima idéia

Alex Kipman demonstrou o VLC rodando no Microsoft HoloLens. Excelente, um programa tão popular portado tão facilmente, certo? Errado, isso não é bom pra plataforma. Leia e entenda…

8 anos atrás

20160406microsoft-hololens-iss-nasa

Vamos lá. Primeiro, queridos leitores de título, entendam: eu ADORO o HoloLens, acho a maior revolução tecnológica desde a invenção do XVídeos, digo, da internet. É uma rara tecnologia que tenho segurança que vai mudar tudo. Aposto muito mais em realidade aumentada do que em Internet das Coisas Inúteis.

NOTA: a IoC em si é excelente, a das Coisas Inúteis são coisas como este teclado com teclas e iluminação… controlados por internet. Mas divago…

O HoloLens é um PC que não é um PC. É uma mudança radical de tudo que estamos acostumados. O PC se torna invisível, a interface é sua voz, suas mãos. É um mundo 3D integrado ao mundo real. Só que por ser Microsoft há toda a expectativa de suporte a legado, talvez a grande dádiva/maldição do Windows.

w335-nc

Aparentemente é bem simples criar um container no HoloLens para executar um app nativo do Windows 10 em ambiente de Realidade Aumentada. A Microsoft demonstrou isso com o Outlook:

Bringing-Outlook-Mail-and-Calendar-to-Microsoft-HoloLens-1d

Sinceramente a última coisa que eu faria com o HoloLens seria usar pra ler e-mails.

Agora Alex Kipman postou um tweet demonstrando o VLC no HoloLens, e avisando que está disponível na Windows Store.


Alex Kipman — VLC now on HoloLens...

Ok, beleza, mas qual o sentido de criar uma tecnologia inteiramente nova se você tem que usar a mesma interface de botões e controles? Vamos fazer um experimento: simule com os dedos o ato de clicar no navegador, abrir uma janela, escolher um favorito e redimensionar uma página pra 90% de zooom. No mouse são 5 cliques.

Na mão você estica, mexe, puxa, viva a Dança da Xuxa e já fica incomodado com a movimentação incomum do braço. Agora use a imaginação. Mova as mãos usando gestos, igual era comum em navegadores antigamente. Um pra nova tela, outro pra favoritos, e por aí vai. Rapidamente você já imagina algo bem mais prático. Quer mais praticidade ainda?

“Cortana, abra em uma nova janela o site tal e redimensione o zoom pra 90%”

Eu entendo o desejo de ver aplicativos populares rodando no HoloLens, mas isso não é ponto de venda, isso não é vantagem. Isso é o equivalente a promover o Windows 10 mostrando que ele ainda roda programas em Clipper (sim, roda).

relacionados


Comentários