Meio Bit » Hardware » Quem pediu mais um formato de cartão de memória? Ninguém? Eis o UFS!

Quem pediu mais um formato de cartão de memória? Ninguém? Eis o UFS!

Chegou o que você não queria: MAIS UM padrão de cartão de memória. Olhando pelo lado bom, pelo menos não tem 3 pinos.

4 anos atrás

81G1miI3cTL._SL1500_

Nos primórdios dos dispositivos portáteis a vida era um inferno. Cada um puxava a brasa pra sua sardinha. A Sony empurrava o Memory Stick, fabricantes de câmeras mais profissionais preferiam os cartões Compact Flash, a Olympus usava um tal de xD, e tínhamos o MMC, que depois digievoluiu pra SD, pro mini-SD e finalmente pro micro-SD, que já é ridiculamente pequeno.

A capacidade é bem generosa, uns malucos conseguiram produzir um micro-SD com 512 GB, verdadeira grosseria, mas pra quem vende cartão, é pouco. O negócio é fazer com que as pessoas comprem cartões para substituir os existentes, então estão seguindo a estratégia da Palm, que todo lançamento vinha com um conector novo e incompatível com o PDA antigo.

A bola da vez? O formato UFS, Universal Flash Storage, que vem com todas as velhas promessas: mais velocidade, capacidade, agilidade, blá blá blá.

samsung-ufs-memory-card-2-840x472

Dizem que o UFS tem velocidade de leitura de 530 MB/s, 20× mais rápido que um micro-SD, e gravação sequencial 2× mais rápido que o micro-SD. Gravação aleatória em teoria é 350× mais rápida no UFS…

Ele é compatível com os slots micro-SD, no sentido que que seu micro-SD vai funcionar nos equipamentos UFS, mas não o contrário.

Aí eu pergunto: alguém precisa MESMO de tanta velocidade? Baixar um micro-SD lotado para o PC é o tempo certinho de pegar um café com calma e pensar na vida.

Fonte: Android Authority.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários