Meio Bit » Ciência » Foguete da SpaceX funciona 3 minutos sem sair do lugar e isso foi ótimo

Foguete da SpaceX funciona 3 minutos sem sair do lugar e isso foi ótimo

Ontem (28/07) um foguete da SpaceX funcionou por quase 3 minutos sem sair do lugar. Seria uma excelente metáfora pro programa espacial brasileiro, mas era um teste estático de um dos estágios recuperados e que serão reutilizados, barateando mais ainda o acesso ao espaço.

4 anos atrás

8918-37

Toda vez antes de um lançamento a SpaceX faz um teste acionando os motores por alguns segundos. É uma forma de garantir que tudo está funcionando, por mais que os sensores confirmem. Agora eles fizeram algo muito raro: um teste completo com duração de quase 3 minutos.

Isso custa caro, dá trabalho e desqualifica os motores para uso futuro (até hoje) mas esse foi especial. Primeiro, tudo deu certo, o estagiário lembrou de puxar o freio de mão e o foguete não saiu do lugar, o que é sempre bom quando não é o que foi planejado.

O teste foi com o 1º estágio do Falcon 9 que pousou dia 5 de maio, e lançou o satélite JCSAT-14.


SciNews — SpaceX Falcon 9 landing, May 2016

Eles têm vários estágios recuperados já, mas escolheram esse por um motivo especial: o satélite era muito pesado, no limite operacional do Falcon 9, ele desceu descacetado, usando as margens das margens das margens colocadas pelos engenheiros. Atingir a balsa com tanta força que o sistema de compressão em colméia de uma das pernas foi acionado, houve até boa chance do foguete tombar durante a viagem para a costa.

Esse Falcon 9 sofreu o máximo stress aerodinâmico, então se esse funcionar, os que pousam pianinho funcionarão com certeza.

Spoiler: funcionou.


SpaceX — Landed Falcon 9 First Stage Test Firing

O estágio funcionou durante todo o tempo de um vôo normal. Agora para certificar de vez os foguetes reutilizáveis, é só fazer um… voar. Coisa que provavelmente acontecerá ainda em 2016, Elon Musk só está atrás de clientes que topem o risco, pois existe uma diferença entre voar num foguete e ser o primeiro a voar num foguete usado.

Fonte: Space Flight Now.

Leia também:

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários