Meio Bit » Arquivo » Ciência » Estaria Elon Musk usando Alumínio Transparente?

Estaria Elon Musk usando Alumínio Transparente?

De todo o plano de Musk para colonizar Marte, o que mais deixou o pessoal com pé atrás é aquela janela panorâmica na Heart of Gold. É o tipo de coisa que não se vê em naves espaciais, por vários bons motivos. Será que Elon tem um ás na manga, talvez um ás digno de Star Trek?

7 anos e meio atrás

star-trek-4-transparent-aluminum

A característica que mais chamou a atenção na Heart of Gold, a nave com que Elon Musk pretende colonizar Marte é a janela panorâmica. Nem a Enterprise tem algo do gênero. É imensa, ocupa quase metade da proa da nave.

Musk diz que as imagens foram tiradas de modelos de CAD dos projetistas, então não é delírio dos animadores. Então… como é possível?

janelaodomal

Engenheiros aeroespaciais não gostam de janelas. São pontos de fragilidade, complicações desnecessárias e muito pesadas, se precisam ter a mesma resistência do resto do veículo. No espaço há o agravante de micro-meteoros, quando você está viajando a 60.000 km/h qualquer coisa que atingir vai causar estrago.

Até hoje demos sorte, muita sorte, a Estação Espacial Internacional tem seus estragos, os astronautas contam que dá para ouvir os fragmentos de asteróides colidindo com o casco, mas nada grande atingiu a Estação.

nasa_iss_on_orbit_status_report_042115_945

A NASA odeia a cúpula da ISS. Mesmo depois de pronta levou anos pra ser instalada.

Musk pode estar contando com isso, talvez o dano nas janelas seja o mesmo que no casco normal, então não faz diferença se em caso de colisão com algum objeto se o alvo é o casco ou a janela.

Pode ser também que em vez do vidro de borossilicato usado hoje na Estação Espacial, ele esteja pensando em usar… Alumínio Transparente. Ou, como é mais conhecido, oxinitrato policristalino de alumínio, uma cerâmica ultra-resistente usada em proteção balística.

aluminum-oxynitride

O mais provável, porém, é que os engenheiros se reúnam, expliquem os fatos da vida e Musk acabe com uma versão atualizada e mais realista da nave, sem esse janelão panorâmico.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários